CGT: Philippe Martinez diz-se “completamente solidário” com greves em Portugal

Lusa | António Pedro Santos

[pro_ad_display_adzone id=”37510″]

Philippe Martinez, líder da central sindical francesa CGT, mostrou-se ontem solidário com as greves em Portugal, e afirmou que os sindicatos devem fazer um esforço maior para federar as lutas por melhores salários em toda a Europa. “Estamos completamente solidários com as greves em Portugal e precisamos de refletir, dentro do movimento sindical, a forma como podemos federar ainda mais todas estas lutas na Europa, especialmente no que diz respeito aos salários”, afirmou o líder da CGT francesa, em declarações à Lusa.

Num dia de luta em França contra o aumento da idade de reforma para 64 anos, Philippe Martinez disse não esquecer a luta dos trabalhadores portugueses. “Temos muita atenção ao que se passa em Portugal e noutros sítios, mas temos muito boas relações com a CGTP e já pude ir várias vezes a Portugal. Esta luta em Portugal por melhores salários está muito próxima do que fazemos aqui em França, porque por detrás desta luta contra a reforma das pensões, há a questão do poder de compra, e nós continuamos a lutar contra isso”, declarou Philippe Martinez.

Em Portugal, decorreu ontem mais um dia de mobilização dos professores, organizado pela Fenprof, mas contou também com a participação da Federação Nacional de Educação (FNE) e outras sete organizações sindicais. Também os trabalhadores da CP e da IP cumpriram mais um dia de greve, com a suspensão de 152 comboios.

[pro_ad_display_adzone id=”46664″]