Chalette-sur-Loing: Primeira Festa anual do Rancho Ronda Típica

Fundado há mais de 38 anos, o Grupo Folclórico Ronda Típica é um dos mais antigos em França a divulgar esta parte importante da cultura, da música e tradições portuguesas.

Estatutariamente ligado à Associação Portuguesa do Gâtinais, o grupo Ronda Típica organizou a sua primeira atividade cultural do ano com a realização de um jantar de confraternização que teve lugar no sábado, dia 10 de fevereiro, nos locais da Maison des Associations de Chalette-sur-Loing (45), cedida, como habitualmente, pelo Maire local. Contou com a participação de mais de 300 convidados, numa atmosfera calorosa e amigável e com as presenças do Maire Franck Demaumont, Alda de Castro, responsável de relações públicas e vida associativa no município local e Mário Tavares, Conselheiro municipal.

Dirigindo-se aos presentes, o Maire Franck Demaumont enfatizou o notável papel desta associação na vida local, o empenhamento e o envolvimento de todos quantos dela fazem parte, que ele muito aprecia, e que reflete uma dinâmica importante da Comunidade portuguesa.

A nova Presidente da Ronda Típica, Margarida Pereira, desde há muitos anos a coreógrafa do grupo, agradeceu as suas palavras enfatizando o apoio inabalável do município pelo apoio dado aos diferentes projetos realizados pela associação.

Por sua vez, o presidente da Associação Portuguesa do Gâtinais, Armindo da Silva, elogiou o extraordinário trabalho dos voluntários para tornar esta noite num evento muito apreciado por todos.

O Grupo Folclórico Ronda Típica, que conta cerca de 40 pares de dança, animou a noite com as danças tradicionais e apresentação dos jovens, forma de garantir a perenidade do grupo.

A localidade de Châlette-sur-Loing encontra-se no departamento do Loiret. Conta cerca de 23.000 habitantes, dos quais cerca de 25% são de origem estrangeira, estimando-se à volta de 12% de origem portuguesa.