Chico Chico: “Há muito emigrante a passar fome”

[pro_ad_display_adzone id=”41080″]

O conhecido radialista “Chico Chico”, animador há dezenas de anos de programas na rádio Alfa, acaba de ser eleito Tesoureiro da Associação Portuguesa de Beneficência, na nova equipa presidida por Manuel Pinto Lopes.

“Claro que existem portugueses emigrantes com muito sucesso e ainda bem, felizmente, mas neste momento há muito emigrante a passar fome e isso é verdade” disse ao LusoJornal. “Eu também faço parte de um coletivo que se chama Todos Juntos e da Santa Casa da Misericórdia de Paris e recolhemos várias toneladas de alimentos por ano para distribuirmos aos mais carenciados. Eu francamente não acreditava que fosse possível os Portugueses estarem nessa miséria, pensávamos que os Portugueses estavam todos ricos, que viviam todos bem, mas isso não é verdade e cada vez mais há muita miséria a nível português aqui em França”.

A Associação Portuguesa de Beneficência foi criada há 34 anos por Manuel Oliveira, em Le Rancy, e tem como objetivo apoiar instituições e famílias carenciadas. Todos os anos organiza um jantar para recolha de fundos e depois distribuiu os fundos recolhidos.

“Dada a idade, o senhor Oliveira pediu-nos para continuar com este barco e a nova Direção entrou agora em funções” disse o novo Tesoureiro da associação, sabendo que o Presidente é Manuel Pinto Lopes e o Secretário é Henrique Costa.

“Quem dá o que tem, a mais não é obrigado. Conforme os donativos que vamos receber, vamos dar os apoios, como sempre foi feito” disse em declarações ao LusoJornal e à RTP durante o jantar que a associação organizou este mês em Montfermeil. “A nossa função é continuar no mesmo sentido, sem mexer um ponto no projeto do senhor Oliveira. Vamos continuar com muita vontade e é necessário continuar porque neste momento não é fácil, há uma crise financeira muito grande e nós estamos cá para levar o barco a bom porto. Se conseguirmos, tudo bem, se não conseguirmos, não será certamente por falta de vontade”.

Durante estes 34 primeiros anos da sua existência, esta associação conseguiu angariar cerca de 400 mil euros. Numa primeira fase começou a contribuir para o financiamento das equipas de investigação na luta contra o cancro, e depois foi apoiando instituições e famílias que recorreram à Associação Portuguesa de Beneficência.

[pro_ad_display_adzone id=”46664″]