Christine Lagarde elogia progressos de Portugal

A Diretora-geral do FMI elogiou os “enormes progressos” de Portugal, mas frisou que é preciso intensificar esforços para estar preparado para o futuro, antecipando que a perda de confiança no mercado após um ‘Brexit’ desordenado pode prejudicar o crescimento. “Portugal deve intensificar os seus esforços para estar preparado para o futuro”, afirmou Christine Lagarde ao discursar no Conselho de Estado, que decorreu no Palácio de Belém, em Lisboa, onde a Diretora-geral do Fundo Monetário Internacional (FMI) foi a convidada especial.

A responsável máxima do FMI elogiou os “enormes progressos” de Portugal, destacando o “progresso impressionante no corte do défice orçamental e na redução dos custos de financiamento”, e agradeceu o pagamento da dívida ao FMI cinco anos antes do prazo. “No FMI, temos plena consciência da determinação que permitiu a Portugal sair da sua crise económica”, referiu. “Constatámos nas equipas portuguesas de ambos os Governos a mesma determinação em encontrar soluções eficazes”, acrescentou.

Christine Lagarde disse também que “Portugal e os Portugueses merecem um crédito enorme pelos seus esforços, dos quais devem estar orgulhosos”. A responsável citou Luís de Camões e frisou que o país deve continuar a tradição de “preparar-se antecipadamente para tempos difíceis e ser flexível o suficiente para aproveitar as oportunidades que surgirem”.

A diretora-geral da instituição com sede em washington frisou que “Portugal terá de continuar a inspirar-se na sua ilustre tradição, porque é provável que as águas da economia mundial se venham a tornar mais traiçoeiras”, e recordou Vasco da Gama que “não tinha medo da escuridão”.

 

[pro_ad_display_adzone id=”20816″]