O Festival Internacional de Documentário de Melgaço Filmes do Homem vai homenagear o cineasta francês Jean Rouch, e conta com 27 filmes a concurso, entre 13 longas-metragens e 14 curtas e médias metragens.
No centenário do nascimento do cineasta e antropólogo Jean Rouch, o festival, que começa no dia 30, vai exibir alguns dos seus filmes, como “En une poignée de mains amies”, curta-metragem documental realizada em parceria com o português Manoel de Oliveira, e inaugurar a exposição de fotografia “A descida do rio Niger”, com a presença de Jocelyne Rouch, viúva do realizador.
O festival Filmes do Homem tem por objetivo “promover e divulgar o cinema etnográfico e social, refletir sobre a identidade, memória e fronteira, e dinamizar o Museu do Cinema de Melgaço”.
É naquele espaço, inaugurado em 2005, que se encontra o espólio que o francês Jean Loup Passek, escritor e crítico de cinema, doou ao município.
O festival Filmes do Homem encerra com a projeção ao ar-livre do filme “Todos os Sonhos do Mundo”, apresentado pela realizadora Laurence Ferreira Barbosa, na Torre de Menagem de Melgaço.
“En une poignée de mains amies”, que incide sobre a ponte D. Maria, no Porto, atribuída a Gustave Eiffel e Théophile Seyrig, será exibido na quinta-feira, 2 de agosto.