Clermont subiu à segunda divisão feminina de andebol: Cristiana Morgado, uma atleta completa ao serviço do coletivo

A equipa feminina de andebol de Clermont subiu este ano à segunda divisão após uma temporada complicada com várias equipas na luta pela subida.

O Handball Clermont Auvergne Métropole 63 (HBCAM63) conseguiu esta proeza com a presença de três portugueses e uma lusodescendente: Jéssica Ferreira, Beatriz Sousa, Cristiana Morgado e Maeva de Almeida.

O LusoJornal falou com Cristiana Morgado, atleta nascida no Porto e internacional portuguesa de 24 anos. De referir que a jogadora lusa chegou a França no verão de 2018 após a conquista do Campeonato e da Taça de Portugal com a equipa Madeira SAD.

 

Uma subida no primeiro ano em França, qual foi o sentimento pessoal?

Realização! Faz com que todos os sacrifícios, sair da zona de conforto, estar longe da família e amigos, todo o trabalho realizado no clube, esforços diários, tenham sido recompensados da melhor maneira!

 

Imaginava que a temporada ia correr desta maneira?

A verdade é que vim com grandes expectativas, mas nem sempre foi fácil. É uma realidade diferente, estilo de jogo diferente, língua diferente, etc… Houve um período de adaptação, mas ao longo do tempo as coisas foram correndo cada vez melhor. O objetivo principal sempre o tive na minha cabeça e só pensava nisso! Tínhamos de subir, não podia haver outro resultado. Não pensei que o Campeonato acabasse por ser tão competitivo e a nossa margem de erro fosse tão curta. Pois só mesmo na última jornada garantimos a subida.

 

De forma mais pragmática, qual é o balanço coletivo e pessoal da época?

O balanço é positivo, penso que todo o grupo cresceu ao logo desta época!

 

O que se pode esperar do Clermont na segunda divisão?

Não conheço bem as equipas da segunda divisão francesa, mas tenho plena noção que ainda será um Campeonato mais agressivo, jogadoras com mais qualidade ainda e jogo mais rápido! Penso que podemos atingir bons resultados… Sei que vamos ter uma boa preparação, temos um bom grupo que será ainda reforçado com algumas atletas que já vêm de divisões superiores e têm experiência nesse Campeonato!

 

Três Portuguesas e uma lusodescendente na equipa, mostra que as Portuguesas têm talento?

Sim, eu penso que há muito talento em Portugal. Infelizmente não há possibilidades de aperfeiçoá-lo pois as atletas não se podem dedicar inteiramente a isso.

 

Em relação à cidade, qual é a sua opinião?

Clermont é uma cidade bonita, acolhedora e apoia muito o desporto!

 

O que se pode dizer sobre a mudança para o Clermont? Como aconteceu? E o que pensou da estrutura, condições de trabalho e se teve dificuldades de adaptação em França?

O Diretor do clube acompanhou a nossa época anterior, assistiu a jogos do clube e da Seleção nacional. Entrou em contacto comigo e tive ainda hipótese de ir conhecer o clube, a cidade e a sua organização sem compromisso. Pareceu-me um projeto bastante atrativo e decidi arriscar. Agora sei que foi uma boa escolha!

 

[pro_ad_display_adzone id=”25427″]