LusoJornal | LSG

Cofre português oferecido a Lille foi reaberto para os Deputados Paulo Pisco e Nathalie de Oliveira

[pro_ad_display_adzone id=”37510″]

Por ocasião das celebrações em honra da participação do Corpo Expedicionário Português na I Guerra Mundial, nos dias 15 e 16 de abril, viveu-se um momento de partilha, na sexta-feira 14 de abril, na Mairie de Lille: uma cerimónia de abertura do cofre oferecido pela Junta Patriótica do Norte a 16 de outubro de 1920 à cidade de Lille. Estavam presentes os Deputados eleitos pelo círculo eleitoral da emigração na Europa, Nathalie de Oliveira e Paulo Pisco, mas também Jérôme Pianezza, Maire-Adjoint de Lille, responsável pela luta contra a discriminação e pelas relações internacionais e europeias da cidade, Aurore Descamps-Ronsin, Manuella Cavaco e Bruno Cavaco do Comité France-Portugal Haut-de-France, entre outros.

Assistir à abertura do cofre (ler AQUI) é um momento único, momento de emoção, momento de recordação, momento de agradecimento.

A história é rica entre Portugal e a Flandres, entre Portugal e Lille. Os laços existem, os laços estreitam-se, há convergências.

De realçar o primoroso trabalho da Marie de Lille, que destacou diversos agentes técnicos para retirarem o vidro que protege o cofre, pergaminho, decoração da Cidade de Lille da Ordem da Torre e Espada, barco em filigrana, cofre com terra de Tancos, assim como agentes do património, comunicação, arquivo, imprensa…

Depois da abertura do cofre, o desenrolar da bandeira de Portugal aí contida, as personalidades oficiais presentes discursaram e dirigiram palavras aos presentes em honra dos heróis portugueses da Grande Guerra.

Jérôme Pianezza começou por agradecer todos quantos permitiram tal momento de partilha, começando por agradecer os funcionários da Mairie e saudando os dois Deputados portugueses presentes, assim como o Cônsul Honorário de Portugal em Lille, Bruno Cavaco, todos eles tendo reunido antes da cerimónia, na Mairie, para trocarem impressões sobre o que já foi feito e os projetos de incremento da amizade entre Lille e Portugal e por que não a aproximação de Lille com uma grande cidade portuguesa?

Jérôme Pianezza evocou a homenagem aos soldados do CEP que participaram na I Guerra e em particular na Batalha de La Lys. «Quando somos pequenos, gostamos de abrir cofres, aqui é outra coisa, é um belo objeto que nos foi oferecido por Portugal em 1920, ao mesmo tempo que a cidade era condecorada por Portugal em reconhecimento da coragem da população de Lille que tentou ajudar os soldados prisioneiros portugueses passados por Lille a caminho dos futuros campos na Alemanha. A França e Portugal vivem em Paz, em Liberdade, contudo duas Guerras mundiais não serviram de lição, uma Guerra estando bem perto de nós… na Ucrânia».

O Maire-Adjoint de Lille terminou por fazer referência à cooperação entre Portugal e Lille a vários níveis.

O Deputado Paulo Pisco agradeceu a disponibilidade e o trabalho em prol dos laços de amizade. Saudou também e agradeceu por “toda a energia que aqui existe, bem mais forte do que noutros locais, noutras regiões”. Assistir à abertura do cofre foi, para Paulo Pisco, “um momento de emoção, um momento de história, um momento em que toda a história de Portugal desfila, assim como aquilo que de bom Portugal sabe fazer a nível da arte, da cultura, num momento em que a guerra não está assim tão longe, o cofre que ali está sendo a prova da solidariedade e reconhecimento de Portugal em relação à França, a Lille…” Portugal-França uma história a aprofundar.

Para Paulo Pisco, assistir às cerimónias da Batalha de La Lys “é ser testemunha do lugar onde se vê derramar lágrimas de reconhecimento humano, reconhecimento que não deverá ser esquecido”.

“A abertura do cofre foi para mim um momento emocionante, um momento que me comoveu, momento possível graças à boa vontade de Martine Aubry, a quem agradeço, sabendo que aqui esteve neste local vivendo as mesmas emoções Mário Soares, António Costa… o cofre é o símbolo de uma história comum, uma espécie de hipercentro, muito nos resta a fazer… vivi aqui um momento que nunca esquecerei”.

Também a Deputada lusodescendente Nathalie de Oliveira começou por dizer ao LusoJornal que “é uma grande honra aqui estar, viver este momento. Estou emocionada, estou a tremer, eu que sou filha de um português que veio para França por razões políticas, são momentos fortes que aqui vivo, saber que aqui passou Mário Soares, que aqui se encontrou com o seu amigo Pierre Mauroy, dois grandes homens promotores da paz, é todo um símbolo, num momento em que os perigos são, entre outros, a guerra que temos à nossa porta, o perigo da Extrema direita”.

Nathalie de Oliveira fez referência a quanto de bom se sabe fazer em Portugal. “Ali bem demonstrado no cofre, cofre ornamentado de filigrana, filigrana simbólica da amizade entre Portugal e França que se deve prolongar. Dois países que se amam e que poderiam intensificar a amizade com germinações, através da cultura…”

Nathalie Oliveira agradeceu Bruno Cavaco por toda a ação que tem desenvolvido em prol da amizade entre os dois países nos mais variados domínios.

Concluirá os discursos o Cônsul Honorário Bruno Cavaco, que fará referência ao momento importante que é a celebração dos 105 anos da Batalha de La Lys, agradecendo depois Jérôme Pianezza e Aurore Descamps-Ronsin e referindo dois projetos importantes: o gala em que se fará para homenagear às forças vivas portuguesas da região e das ações para a reabertura da linha aérea entre Lille e Lisboa.

Outro momento de partilha decorreu no Restaurante Mercado Negro, em Roubaix, que permitiu a troca de impressões entre os presentes.

[pro_ad_display_adzone id=”46664″]