Coletes Amarelos apagaram a Ligue 1

As manifestações previstas para este sábado 8 de dezembro pelos Coletes Amarelos estão a ter consequências no Campeonato francês de futebol da primeira divisão, a Ligue 1.

Seis jogos foram adiados a pedido das autoridades locais: Angers-Bordeaux, Nîmes-Nantes, PSG-Montpellier, Toulouse-Lyon, Monaco-Nice e Saint-Etienne-Marseille, todos previstos para o este fim de semana.

De notar que na sexta-feira à noite, o Nice devia jogar em casa frente ao Monaco dos Portugueses Rony Lopes e Pelé. É o primeiro jogo adiado por causa das manifestações.

No sábado, o Paris Saint Germain e o Toulouse deviam jogar no Parc des Princes, tal como o Angers devia receber o Bordeaux, e o Nantes devia deslocar-se ao terreno do Nîmes.

No domingo estava agendado o encontro entre o Saint Etienne e o Marseille, do internacional português Rolando.

Quatro jogos não foram adiados: Guingamp-Amiens e Rennes-Dijon, no sábado, e Strasbourg-Caen e o Lille-Reims, no domingo.

Recorde-se que o clube da Ligue 1 com o maior número de Portugueses no plantel, o Lille, tem a possibilidade de se isolar ainda mais na frente do Campeonato. Recorde-se que os “Dogues” contam com José Fonte, Rui Fonte, Edgar Ié, Xeka e Rafael Leão.

De notar que estas situações ocorrem por causa das ações do movimento dos coletes amarelos: protestos e manifestações por Paris e pelas outras regiões do território francês.