Começa hoje a Festa do Emigrante da Murtosa

[pro_ad_display_adzone id=”37510″]

De 3 a 6 de agosto de 2023, a Murtosa recebe a Festa do Emigrante, uma iniciativa organizada pelo Município da Murtosa, que congrega um conjunto diversificado de acontecimentos, de cariz cultural, social, histórico e identitário e que pretende “homenagear os nossos emigrantes, num período em que, tradicionalmente, visitam a sua terra natal”.

A programação inicia-se hoje, quinta-feira, pelas 21h30, com um espetáculo do Grupo de Folclore Polaco Zespól Tanca Ludowego “Gniezno”, convidados do Rancho Folclórico “Os Camponeses da Beira-Ria”, que terá lugar no auditório exterior da Oficina da Artes (antiga Escola Primária Pardelhas – Monte).

Amanhã, sexta-feira, terá lugar, no CRM- Oficina de Dança e Artes Criativas, a apresentação do livro “À procura do azul das coisas”, do escritor Murtoseiro, com um percurso pessoal e profissional na diáspora, Francisco José Rito. A apresentação da obra estará a cargo de Paulo Amorim e, no âmbito da sessão, será ainda mostrado o trabalho realizado por um grupo de alunos do 12º ano da Escola Padre António, que fizeram a interpretação de alguns poemas do livro.

No fim de semana haverá tasquinhas no Cais do Bico, dinamizadas pelas coletividades locais. No sábado à tarde será dada a partida para a tradicional corrida de bateiras à vela e à noite realizar-se-á o 40º Festival de Folclore da Beira-Ria, organizado pelo Rancho Folclórico “Os Camponeses da Beira-Ria”.

No domingo está programada, na Igreja Paroquial do Bunheiro, uma Missa de Ação de Graças e à tarde terá lugar a sempre espetacular Regata de Barcos Moliceiros. O arraial popular será abrilhantado pela banda T6.

Todos os momentos da programação têm entrada livre.

.

Programa completo:

Quinta-feira, dia 3

21h30 | Oficina de artes

Rancho Folclórico “Os Camponeses da Beira Ria” convida Grupo de Folclore Polaco Zespól Tanca Ludowego “Gniezno”

.

Sexta-feira, dia 4

21h30 | CRM – Oficina de Dança e Artes Criativas

Apresentação do Livro “À procura do Azul das Coisas”, de Francisco Rito

.

Sábado, dia 5

Cais do Bico

A partir das 10h00 – Tasquinhas

16h00 – Corrida de Bateiras à Vela

21h30 – 40º Festival de Folclore da Beira-Ria

.

Domingo, dia 6

09H30 – Missa de Ação de Graças na Igreja Paroquial do Bunheiro

.

Cais do Bico

A partir das 10H00 – Feira Franca e Tasquinhas

15H00 – Arraial Popular

16H00 – Regata de Barcos Moliceiros

[pro_ad_display_adzone id=”46664″]