Começou o tempo da Quaresma 2024 na Comunidade católica portuguesa em Lyon…


No domingo dia 18, a Comunidade portuguesa católica de Lyon deu início ao tempo litúrgico da Quaresma 2024, após a quarta feira de cinzas, dia 14, na Paróquia de St Bruno, no primeiro bairro da cidade de Lyon.

Neste dia, os meninos da Catequese dos dois polos, Croix-Rousse e Craponne, estavam acompanhados pelos seus Catequistas e participaram na celebração com cânticos e algumas leituras. São cerca de 45 jovens meninos, de várias idades, que vai dos 7 anos aos 15 anos e que frequentam vários níveis da Catequese, isto é, do primeiro ano ao sétimo ano.

“Este ano, aqui no polo da Croix Rousse, temos cerca de 9 meninos que farão a Primeira Comunhão em junho, e entre eles alguns vão fazer este sacramento a Portugal, no seio da família paroquial de onde são oriundos” disse a catequista Isabel, uma das responsáveis da Catequese da Comunidade.

No polo de Craponne a Catequese teve início em setembro e hoje existe um grupo de 12 meninos em três níveis, ou seja, primeiro segundo e terceiro. Quatro meninas deste grupo farão também a sua Primeira Comunhão no mês de junho próximo.

Nesta localidade de Craponne, que é vizinha do Grande Lyon, residem muitos Portugueses da primeira, segunda e até da terceira geração, pois os primeiros começaram a chegar a estas terras no início dos anos 50.

“Hoje começou a Quaresma e fiquei muito feliz por ver que na igreja os lugares estavam bem preenchidos e que de domingo para domingo a Comunidade está cada vez mais presente” disse o Padre Matteo, Responsável pela Comunidade na Diocese de Lyon.

As atividades da Pastoral, como a evangelização, os serviços e as propostas dos sacramentos, “têm criado na Comunidade um certo “acordar” para as realidades espirituais dos nossos tempos”. Atualmente são cerca de quinze jovens adultos que se preparam para receber a Crisma, cinco casais preparam o casamento e haverá três batizados daqui até ao mês de agosto.

A próxima celebração será no dia 3 de março, às 9h00, na Paróquia de St Bruno, com a participação do padre Matteo e em português.