Companhia de teatro portuguesa está em digressão em França com a peça “Crevescer/Viedir”


A companhia portuguesa de teatro Caótica iniciou este fim de semana uma digressão em França com o espectáculo “Viedir” (“Crevescer”, na versão francesa), dez anos depois do sucesso que teve também em França com a peça “Sopa Nuvem”, que venceu o Prémio Momix 2014, no festival “Spectacles en Recommandé”.

Além de voltar a fazer parte da programação daquele festival, a convite da La Ligue de l’Enseignement, o espetáculo da Caótica será também apresentado “em espaços parceiros da rede itinerante “Côté Cour” e subirá aos palcos do “Théâtre du Rempart”.

A Companhia Caótica foi fundada em 2009 pela encenadora-autora Caroline Bergeron e pelo músico e cineasta António-Pedro, concebe e realiza espectáculos, oficinas e filmes para público jovem, famílias e adultos, cruzando teatro, música, cinema, marionetas e artes visuais.

“Crevescer/Viedir” é um espectáculo que usa cinema, música e autobiografia “para falar do tempo que passa e que faz do crescer envelhecer”, refere o texto de apresentação desta produção.

Uma “reflexão em forma de espetáculo sobre este processo contínuo que muda de nome pelo caminho”, com “o que há de comum e de diferente entre crescer e envelhecer, com o que imaginamos ser quando formos grandes e o que recordamos ser quando fomos crianças”.

Sem ser uma continuação de “Sopa Nuvem” (2011), “Crevescer” põe em palco a mesma dupla de amigos, uns anos mais tarde. Trata-se de António (António-Pedro) e o amigo Gonçalo. António é o mais velho e está com “uma neura comum nos crescidos, mas incompreensível para as crianças”, pois não quer fazer anos.

A remontagem de “Crevescer/Viedir” conta com a participação de Tiago Barbosa e Melânia Ramos, que sobem ao palco ao lado de António-Pedro.

A peça foi apresentada na sexta-feira no Théâtre du Rempart, em Semur-en-Auxois, com duas récitas. No dia 30 de janeiro, às 09h00, será representado em Oberhausbergen, nos subúrbios de Strasbourg, incluído na programação do Festival Spectacles en Recommandé.

A digressão em França continua em fevereiro, no âmbito da “Côte Cour”, com três récitas em Lure (dia 01, às 14h00, e dia 02, às 10h00 e às 14h00), duas sessões em Tavaux (dia 06, pelas 10h00 e pelas 14h00), outras tantas em Champagnole (dia 08, às 10h00 e às 14h00), terminando com uma apresentação em Thise (dia 11, às 17h30).

“Crevescer/Viedir” tem direção artística de António-Pedro e Caroline Bergeron, responsáveis também pela dramaturgia com Gonçalo Alegria. A encenação e cenografia são de Caroline Bergeron que, juntamente com António Contador, também assina a tradução de português para francês.