Comunidade católica portuguesa da Diocese de Lyon recomeçou as atividades pastorais

[pro_ad_display_adzone id=”41081″]

 

No domingo 26 de setembro iniciaram-se as celebrações Eucarísticas com o padre Florent na Paróquia da Natividade em Villeurbanne, nos arredores de Lyon, e no fim de semana passado foi o início da Catequese, após inscrições, que vai reunir cerca de 75 crianças com idades dos 7 aos 15 anos.

“Temos novos horários e adaptámos o nosso tempo livre ao dos pais e das crianças” disse Isabel Bicho ao LusoJornal. “Vamos ter grupos ao sábado de manhã, das 11h00 às 12h00, e de tarde, das 14h00 às 15h00. Temos cerca de 12 crianças que chegaram pela primeira vez e 10 que preparam a Primeira Comunhão”. Isabel Bicho é uma das responsáveis da Catequese na Paróquia da Natividade.

 

Há dois polos de encontro da Comunidade católica portuguesa da região de Lyon, em Villeurbanne e em Croix Rousse, onde, no domingo dia 9 se celebrou a primeira missa em português depois das férias, que reuniu cerca de cem pessoas.

“Estou muito contente com o número de pessoas nesta assembleia de hoje, e espero que assim continue” confessou o padre Matteo que surpreendeu positivamente a Comunidade, celebrando a Eucaristia em língua portuguesa (excepto a homilia).

O padre Matteo é de origem italiana, o que lhe facilitou para a pronuncia. “Tenho vindo a praticar já há uns tempos…” confiou ao LusoJornal.

 

“Nas outras atividades pastorais temos a assinalar o início da formação para a Crisma de 15 jovens adultos, mas também 3 casais de noivos em preparação para o casamento, 2 adultos para o batismo. Estarei sempre disponível para ajudar a Comunidade a crescer na fé e nas suas tradições religiosas” concluiu o Padre Matteo.

 

No próximo domingo, dia 16 de outubro, a Comunidade vivera mais uma peregrinação em honra de Nossa Senhora de Fátima na Basílica de Fourvière, em Lyon. A celebração da Eucaristia terá início às 14h30 e no final haverá a tradicional procissão do Adeus à Virgem Maria. A associação ACOFF tem a seu encargo a organização desta celebração e este ano convidou o padre Manuel Domingos Sampaio Viana que vai concelebrar com o padre Matteo, o responsável da Comunidade portuguesa pela Diocese de Lyon.

No sábado 22 de outubro, na Croix Rousse, haverá a celebração da missa às 19h00, também em honra de Nossa Senhora de Fátima.

 

[pro_ad_display_adzone id=”46664″]