Comunidade católica portuguesa de Lyon venerou Nossa Senhora de Fátima na Croix Rousse

[pro_ad_display_adzone id=”41081″]

 

Na paróquia de S. Bruno, na Croix Rousse (69), o Padre Matteo acolheu a Comunidade católica portuguesa no sábado passado, dia 22 de outubro, para uma procissão de velas que teve início nos Jardins do Convento, pelas 19h30, seguida da celebração da Eucaristia.

Neste primeiro bairro da cidade de Lyon, a Comunidade portuguesa que aqui reside é constituída por muitas pessoas oriundas da região de Trás-os-Montes e das Beiras. São famílias que, desde há cerca de 40 anos, organizam esta homenagem à Virgem Maria, cheia de fervor e de respeito, agradecendo e orando, reunindo-se no final para a partilha de um jantar com especialidades portuguesas, pontuado por cantares tradicionais que entoam nos corredores do Convento dos Monges Cartuchos “des Chartreux”. O edifício integra a lista do património mundial do UNESCO e atualmente acolhe a paróquia de S. Bruno.

Uma assembleia muito numerosa viveu mais uma vez, neste mês de outubro, o aniversário das Aparições em Fátima. “São momentos muito importantes a serem vividos com a fé Mariana e a confiança em Deus. Os dias de hoje estão cheios de incertezas… e a oração nestes momentos pode ajudar o mais simples dos Cristãos a viver a sua fé” disse o Padre Matteo na sua homilia.

“Tudo será feito para que esta tradição religiosa, aqui na Croix-Rousse, se mantenha sempre viva. Os casais mais jovens também estavam presentes e, pouco a pouco, serão eles que vão continuar tomando o nosso exemplo. Espero bem que sim!” disse por sua vez Manuel Batista, um dos organizadores deste encontro Mariano.

S. Bruno é a paróquia que acolhe todos os meses a celebração da Eucaristia em língua portuguesa, pois o Padre Matteo fez a surpresa à Comunidade de aprender o essencial da celebração em português. Foi aplaudido e agradecido pelos presentes.

A próxima missa em português terá no domingo, dia 6 de novembro, às 9h00.

 

[pro_ad_display_adzone id=”46664″]