Concerto de João Pedro Pais no sábado passado em Feyzin


A Associação Cultural Portuguesa de Feyzin (ACPF) organizou, no sábado passado, um concerto com o autor e intérprete João Pedro Pais, figura ímpar da música moderna portuguesa.

A sala de espetáculos da “Epicerie Moderne” acolheu várias centenas de admiradores do cantor que tem preenchido o horizonte musical canções que marcam várias gerações. O concerto teve lugar no quadro das comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, organizadas pela associação.

João Pedro Pais agradeceu o público que o acompanhou nos refrões das canções mais carismáticas, sobretudo em “Mentira”, mas também cantou canções de Zeca Afonso, alinhando-se assim com a data comemorativa.

“Fico contente de ver que estou presente nos vossos corações com as minhas músicas”.

O artista disse em palco palavras que muito tocaram o público e que confessou já as ter proferido em Genebra, dias antes, durante um concerto. “Lembrem-se sempre daqueles que trabalharam para vocês, os vossos pais e avós, ao frio, ao calor, durante anos e anos, e se sacrificaram para que hoje vocês, sejam livres, de serem livres. Em Portugal, há décadas, sofríamos da não liberdade, mas graças a eles, hoje somos livres. Agradeçam-lhes sempre”.

O concerto reuniu centenas de membros da Comunidade portuguesa residentes na região Rhône-Auvergne, e também da sociedade francesa, durou cerca de duas horas e meia, tendo o artista voltado ao palco duas vezes, ao ser chamado pelo público que visivelmente apreciou o reportório apresentado pelo artista, João Pedro Pais, acompanhado pelos seus músicos, Fernando Tavares, Donovam Doni, e Sérgio Mendes.

Estiveram também presentes nesta noite o Cônsul-Geral de Portugal em Lyon, André Sobral Cordeiro, acompanhado pela esposa, assim como os Conselheiros das Comunidades Emília Macedo e Jorge Campos, recentemente eleitos. Ambos felicitaram a associação por esta feliz iniciativa, onde, mais uma vez, a cultura musical portuguesa foi posta em destaque ao mais alto nível.

No final do mês de abril, a ACPF convida a Comunidade portuguesa para o 50° aniversário da Revolução dos Cravos, propondo duas peças de teatro, apresentadas pelo grupo “Ode Marítima” na sala do Rex, em Feyzin Rize.