Concerto de Mayra Andrade na Cigale

A cantora Mayra Andrade dará um concerto na sala da La Cigale em Paris, na terça-feira, dia 19 de fevereiro, a partir das 19h30. A cantora caboverdiana apresentará o seu novo álbum, intitulado “Manga” e que foi lançado em fevereiro.

Cinco anos depois de “Lovely Difficult”, Mayra Andrade regressa em 2019 com um álbum de referência e um novo som, uma música ao mesmo tempo mais moderna e voltada para o continente africano. Uma mistura perfeita e natural, entre o Afrobeat, a música urbana e a música tradicional de Cabo Verde. Mayra Andrade defende no seu site internet “nunca ter estado tão perto de seu tempo e de si mesma com este novo álbum de raiz cantado em crioulo caboverdiano e português”.

Gravado entre Paris e Abidjan, Mayra Andrade explora mais uma vez um novo território musical, colaborando com o seu amigo e músico Kim Alves e dois talentosos jovens beatmakers: 2B e Akatché, que vêm diretamente da cena musical urbana de Abidjan e Dakar (próximos de Sidiki Diabate, Wizkid e Mr Eazy).

Para além de 2B, Romain Bilharz (Stromae, Ayo, Feist,…) também assegura a realização deste álbum. “Afeto”, o primeiro single extraído do disco é a síntese perfeita entre os tons musicais organicos e a produção moderna nigeriana que o acompanha.

Mayra Andrade nasceu em 1985 em Havana de pais caboverdianos tendo adquirido a nacionalidade cubana, passou o início da sua infância na cidade da Praia, em Cabo Verde. Aos seis anos viajou com a sua mãe e o padrasto que era diplomata, para o Senegal, Angola e Alemanha. Começou a cantar quando regressou a Cabo Verde aos quatorze anos.

Em 2006, a cantora finalmente lançou o seu primeiro álbum – intitulado Navega que foi gravado em Paris, Brasil e Cuba, e andou em digressão com uma banda de oito músicos para apresentar as suas músicas. Lançou em 2009 o albúm “Stória, Stória”. Em seguida, gravou com um trio concertos para a rádio FIP e a gravação serviu de base ao álbum seguinte, “Studio 105” editado em 2010. Em 2013 gravou “Lovely Difficult” que a cantora descreve como um paradoxo, pois “trata-se de um álbum mais diversificado e pessoal”. “Sou uma mulher do meu tempo, afetada por inúmeras influências. Nunca compus ou cantei em tantos idiomas”. Mayra Andrade fala e compõe em crioulo caboverdiano, português, espanhol, francês e inglês.

A sala La Cigale existe desde 1887, expandiu-se em 1894 graças ao arquiteto Henri Grandpierre e recebeu nomes sonantes da altura como Mistinguett, Maurice Chevalier e Arletty. Em 1927 fecha as suas portas e só volta a abrir quarenta anos depois. Entretanto já por lá passaram artistas de renome nacional e internacional como Rita Mitsouko, Barbara Hendricks, Michel Petrucianni, Johnny Hallyday, Michel Jonasz, Prince, Red Hot Chili Peppers, David Bowie, Iggy Pop, Led Zeppelin. Inserido no Because Music Group, La Cigale revela os artistas mais influentes da sua época como Justice, Keziah Jones, Charlotte Gainsbourg e Manu Chao e é o palco anual do festival “Les Inrockuptibles”.

 

La Cigale

120 boulevard de Rochechouart

75018 Paris

Programmation