LusoJornal / Jorge Campos

Conferência de José Rodrigues dos Santos no ILCP de Lyon

No sábado passado, dia 31 de março, o Instituto de língua cultura portuguesa (ILCP) de Lyon organizou uma conferência onde o jornalista e escritor José Rodrigues dos Santos se exprimiu sobre a sua obra literária.

Foi uma conferência onde o conhecido jornalista da RTP revelou muito da sua obra e dos seus métodos, assim como da forma de organização da sua escrita.

A sala estava cheia de alunos, mas também de pais, antigos alunos e muitos amigos do ILCP, assim como bastantes franceses.

José Rodrigues dos Santos não foi «avarento» em tempo, e revelou-se também grande orador, respondendo às múltiplas perguntas de Rosa Maria Fréjaville, a Diretora pedagógica do ILCP, mas também às perguntas do público presente. A conferência durou mais de duas horas.

José Rodrigues dos Santos chegou a Lyon no dia 27 de março para dar várias entrevistas com jornalistas do canal televisivo EuroNews, animadores do programa Raízes, Rádio Sem Fronteiras e Rádio Já. Também se deslocou Saint Etienne onde conferenciou para os alunos do Departamento de português da Universidade Jean Monnet e do mundo associativo. Um público muito atento e que aplaudiu José Rodrigues dos Santos, agradecendo a sessão de autógrafos e dedicatórias com grande simpatia e disponibilidade.

No final da conferência, o ILCP convidou-o para um almoço preparado e servido pelo responsável da empresa «Milesimes e Gourmandises» de António Pinto. Durante o almoço participou também Manuel Mendes, Presidente da Associação cultural portuguesa de Saint Etienne, que também é cantor e professor de música. Manuel Mendes animou o almoço com «canções de Abril».

O Cônsul Geral de Portugal em Lyon, Luís Brito Câmara, esteve presente acompanhado da esposa, neste evento. «Gostei muito e apreciei a conferência de José Rodrigues dos Santos. Confesso que gosto muito de ler este talentoso autor e também jornalista» confiou o Cônsul Geral ao LusoJornal.

«No próximo sábado, dia 7 de abril, vamos viver o ‘25 de Abril’ e temos como convidados o Coronel Vasco Lourenço, para conferenciar sobre este tema da Revolução de Abril de 74, onde ele foi ator. Teremos também connosco Mário Máximo, escritor e poeta Lusófono» anunciou a Diretora pedagógica do ILCP, Rosa Maria Fréjaville, ao LusoJornal.

 

[pro_ad_display_adzone id=”9235″]