Conferência do Produtor Cultural Pedro Blanco no Liceu Ambroise Brugière, em Clermont-Ferrand

[pro_ad_display_adzone id=”38158″]

No passado dia 24 de março, Pedro Blanco, Produtor Cultural na Direção do Património Cultural do Sport Lisboa e Benfica, deslocou-se ao Liceu Ambroise Brugière, em Clermont-Ferrand (63), para um encontro-conferência com os alunos no qual abordou a história do Museu Benfica Cosme Damião e o seu trabalho nesta instituição.

Esta visita deu-se no âmbito das atividades de dinamização do ensino de português nesta escola, que se localiza na segunda cidade com mais Portugueses em França. A atividade contou com a presença dos alunos de português LVB e LVC, assim como outros alunos interessados nesta temática, contando com um total de cerca de 50 participantes.

Inaugurado em 2013, o Museu Benfica tem cerca de 500 troféus em exposição. Está dividido em 29 áreas temáticas e contém, no total, cerca de 1.000 troféus conquistados pelas diferentes modalidades do clube, bem como uma coleção superior a 30.000 peças, documentos e audiovisuais referentes à história do Benfica.

Pedro Blanco, durante a sua apresentação aos alunos, destacou a importância do trabalho de restauração e preservação dos troféus no Museu do Benfica, enfatizando a importância de revisitar cada troféu e de recontar a sua história. Ressaltou também a relação do clube com eventos históricos significativos, como a I Guerra mundial, que deixou o clube, na época, sem desportistas.

Em dezembro de 2014, o Museu foi distinguido com o Prémio Museu Português 2014, atribuído pela Associação Portuguesa de Museologia. Com uma média de 5 mil visitantes por mês, o museu é um importante ponto turístico de Lisboa e uma referência no mundo desportivo.

A visita de Pedro Blanco à França foi uma oportunidade única para os alunos do liceu conhecerem mais sobre o museu e a história do clube, bem como para compreenderem a importância da preservação do património cultural português. No fim do evento houve um momento de troca informal de informações, no qual os alunos participaram com entusiasmo.

Saiba mais sobre o Museu AQUI.
.

Luís Miguel Monteiro

Assistente de Português no Liceu Ambroise Brugière



[pro_ad_display_adzone id=”46664″]