Conselheiros das Comunidades tomaram posse em Bordeaux


O Cônsul-Geral de Portugal em Bordeaux organizou, na quinta-feira passada, uma cerimónia de tomada de posse dos Conselheiros das Comunidades Portuguesas eleitos naquela área consular.

Mário Gomes recebeu os dois novos Conselheiros, Vítor Oliveira e Maria Tereza Fontão, eleitos pela mesma lista nas eleições de 26 de novembro, e que passam a substituir Valdemar Félix e Carolina Amado.

“Eu achei que seria importante realizarmos aqui esta tomada de posse formal, porque os Conselheiros das Comunidades, para além de terem a função de aconselhar o Governo português, passam igualmente, por inerência, a pertencer ao Conselho consultivo da área consular que os elegeu, e dentro desse ponto de vista também serão considerados Conselheiros do titular do posto e serão meus Conselheiros a partir deste momento” disse ao LusoJornal o Cônsul-Geral Mário Gomes. “Considero que é muito importante garantir uma proximidade com a Comunidade portuguesa. Há aqui um entendimento, na área consular de Bordeaux, que vem já de Conselheiros passados que os Conselheiros têm uma ação direta junto da Comunidade portuguesa e também junto do posto consular e é esse tipo de proximidade que nós pretendemos manter”.

Mário Gomes considera que “é extremamente útil podermos contar com esse apoio, poder contar com o Conselho de pessoas que estão mais próximas do movimento associativo, mais próximas das Comunidades e desse ponto de vista será também sempre muito positivo para o Posto de poder contar com elas, e desenvolver uma relação de confiança mútua entre os Conselheiros das Comunidades e os Postos consulares”.

.

Vítor Oliveira espera que mandato dure 4 anos

Com 37 anos de idade, natural de Coimbra e residente em Toulouse, Vítor Oliveira está em França desde 2012. Esteve a trabalhar em várias áreas, dos recursos humanos à área financeira, entretanto, a partir de 2021 tornou-se empresário e tem uma empresa de consultoria e gestão estratégica em negócios e recursos humanos também.

“Eu resolvi ser candidato ao Conselho das Comunidades já em 2019, que era na altura em que deviam ter acontecido as eleições, mantive esse compromisso com a Comunidade portuguesa da região consular, tanto de Bordeaux como de Toulouse” explica Vítor Oliveira ao LusoJornal. “Cumprindo esse compromisso que já tinha assumido, proponho-me também, numa ótica de renovação, fazer a aproximação e ligação entre a anterior e da nova Comunidade, se lhe podemos chamar assim”.

O novo Conselheiro, que também é o Secretário-Geral da SEDES Europa, diz que “continuam a chegar muitos Portugueses a França, com altas qualificações, e essa nova Comunidade também pode absorver os conhecimentos e a boa imagem da Comunidade que está aqui há mais tempo. Este é um dos principais objetivos que eu tenho para este mandato de 4 anos”.

Vítor Oliveira congratula-se com o facto de ter havido mais listas concorrentes às eleições do CCP, e com o facto das listas terem sido paritárias e terem sido eleitas mais mulheres. “O facto de ter havido uma renovação é muito importante, é sinal que as Comunidades estão vivas” e espera que num futuro possa ainda haver mais candidatos e mais possibilidade de escolha.

O novo Conselheiro das Comunidades espera ainda que o Conselho seja mais ouvido, “e que o mandato seja, desta vez, de 4 anos. Isso é importante para a credibilidade, para a legitimidade, a democracia faz-se com eleições e isso é muito importante para o Conselho das Comunidades, que tenha eleições a tempo e horas”.

Maria Teresa Fontão, que era segunda da lista liderada por Vítor Oliveira também acabou por ser eleita e também tomou posse. Já nasceu em França, apesar de ter ido morar 8 anos em Portugal. Depois de uma adolescência em Dijon, mudou-se para Bordeaux, onde é conselheira imobiliária.

Foi a filha, de 16 anos, que a motivou a investir-se no CCP. “Eu até nem estava bem por dentro destas coisas da política, mas a minha filha motivou-me” confessou ao LusoJornal. Depois agradeceu a “confiança” de Vítor Oliveira.

A nova Conselheira gostava de ajudar os Portugueses nos atos administrativos. “O meu desejo é ajudar o melhor possível os Portugueses que estão a viver em França, tanto junto da Administração portuguesa, como junto da Administração francesa”.

Outro aspeto que gostava de abraçar, é o apoio a projetos culturais “porque é através da arte que nos podemos exprimir”.

.

Célia da Horta também tomou posse

Na ausência de Filipe Dantas, retido em casa com gripe, Célia da Horta, Conselheira suplente, também assinou o termo de tomada de posse no Consulado Geral de Portugal em Bordeaux.

Célia da Horta vive em Perpignan onde é gerente de uma loja de produtos portugueses em Perpignan, depois de ter trabalhado durante quase 20 anos nos bancos portugueses instalados na cidade. “Estou muito perto da Comunidade portuguesa, o meu pai foi Presidente da Associação Portuguesa de Perpignan e o meu marido também já foi Presidente da associação. Eu sou responsável do rancho folclórico de Perpignan, que existe desde 2015” explica ao LusoJornal.

“Nós tínhamos a impressão de estarmos abandonados, até conhecermos os Conselheiros das Comunidades, agora já começam a interessar-se mais a Perpignan” explica Célia da Horta. “Nós não temos Consulado em Perpignan e Toulouse fica a 200 km”.

O ato eleitoral foi organizado conjuntamente pelos dois postos Consulares, o de Bordeaux e o de Toulouse, porque constituem um só círculo eleitoral. “Para mim é um gosto muito grande poder acolher aqui também pessoas que residem em Toulouse e pessoas que residem em Bordeaux, porque dão-nos uma visão mais completa sobre estas duas áreas consulares que se complementam, mas, em última análise, são bem distintas, mesmo a nível da composição da nossa Comunidade” explica o Cônsul-Geral Mário Gomes.