LusoJornal | António Borga

Conselho de Ministros aprovou linha de apoio de 400 mil euros para a Comunicação social da diáspora



O Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, Paulo Cafôfo, anunciou ontem que o Conselho de Ministros já aprovou um Decreto de Lei, “que deve ser publicado brevemente” que cria uma linha de apoio aos órgãos de comunicação social portuguesas na diáspora.

O anúncio foi feito numa entrevista ao Bom Dia, conduzida por Raúl Reis, que também é o Presidente da Plataforma, a associação dos órgãos de comunicação social portugueses no estrangeiro.

“Sempre tive em perspetiva a importância dos órgãos de comunicação social da diáspora, seja em termos de imprensa escrita, rádio ou digital e era muito importante que, para além do apoio pontual que foi dado durante a pandemia para os órgãos de comunicação social da diáspora, que fosse feito um programa específico com um Decreto-lei que pudesse apoiar este tipo de órgãos” disse Paulo Cafôfo. “Até porque muitos deles estão excluídos do apoio ao associativismo, sendo empresas”.

O Secretário de Estado informou que o texto foi aprovado “recentemente”, em Concelho de Ministros. “É um apoio aos órgãos de comunicação social da diáspora, que vai permitir não apenas dar destaque, mas criar um incentivo e valorizar quem presta um verdadeiro serviço público ao país, através da comunicação, da informação, da difusão da língua portuguesa e da cultura portuguesa no mundo”.

Segundo Paulo Cafôfo este apoio tem um montante de 400 mil euros, que já estão inscritos no Orçamento de Estado para 2024. “É um valor inicial para este apoio que é mais do que justo para quem tanto tem dado ao nosso país” garantiu o governante.