Cônsul de Marseille visitou Portugueses da ilha da Córsega

[pro_ad_display_adzone id=”37510″]

O Cônsul-Geral de Portugal em Marseille, Álvaro Ribeiro Esteves, esteve esta semana na ilha da Córsega, onde se encontrou com a Cônsul Honorária de Portugal naquela cidade Jeanne Pantalacci e com o funcionário do posto consular que está destacado em permanência para servir os muitos Portugueses que residem na ilha.

O Diplomata português tem estado a visitar as diferentes regiões do vasto território daquela área consular. Na Córsega quis constatar “o importante trabalho que tem vindo a ser feito pela Senhora Cônsul Honorária de Portugal em Ajaccio, apoiada pelo funcionário que temos em permanência destacado na Córsega” e perceber “os passos que têm sido feitos na aproximação do serviço consular aos nossos concidadãos (como o Consulado Virtual)”. Mas Álvaro Ribeiro Esteves levou também na agenda o desenvolvimento da língua portuguesa na ilha e encontros com as associações, “enquanto fator de união, assim como o seu papel essencial na disseminação das novidades relativas ao serviço consular”.

Álvaro Ribeiro Esteves foi recebido pelo Maire-Adjoint da cidade de Ajaccio, Pierre Pugliesi, com o pelouro das finanças e das relações europeias e internacionais. “Foi ocasião de recordar o papel de Napoleão na História do nosso país e pensarmos em conjunto formas de trazer a arte e cultura portuguesas a Ajaccio” explicou Álvaro Ribeiro Esteves. Esteve acompanhado pela Cônsul Honorária Jeanne Pantalacci.

Álvaro Ribeiro Esteves e Jeanne Pantalacci também se deslocaram-se à cidade de Corte. Nesta cidade, onde moram muitos portugueses, está implantada a Universidade da Córsega e também o Musée de la Corse, que em tempos já expôs instrumentos tradicionais portugueses e prestou homenagem ao etnomusicólogo francês que residiu em Portugal, Michel Giacometti.

Álvaro Ribeiro Esteves foi recebido na Mairie de Corte, acompanhado por alguns dos elementos da ‘Amicale’ Portuguesa de Corte. O Maire Xavier Poli sublinhou “a perfeita integração da Comunidade portuguesa com a Comunidade de Corte e também o dinamismo da associação que participa ativamente na vida associativa, cultural e paroquial de Corte”.

O Cônsul Álvaro Esteves e a Cônsul Honorária Jeanne Pantalacci visitaram o Rancho Folclórico dos Emigrantes Portugueses de Ajaccio, durante um ensaio, e a ‘Amicale’ portuguesa de Corte.

[pro_ad_display_adzone id=”46664″]