Cônsul de Portugal em Lyon com a Comunidade portuguesa de Saint Martin d’Hères

No passado sábado, dia 29 de setembro, a Associação Portuguesa Mocidade do Verde Minho de Saint Martin d’Hères (38) organizou as Rusgas da Mocidade Verde Minho na sala L’Heure Bleue e que contou com a participação de grupos oriundos de diferentes regiões, como Os Amigos da Suíça de Cugy (Suíça), Os Amigos de Saint Etienne, o grupo de concertinas “Os alegres da Concertina” de Saint Etienne, Mocidade do Verde Minho de St. Martin D’Hères, Carlos Pires e os Amigos de Paris e a escola de concertinas de Filipe de Saint Martin D’Hères que apresentou toda a sua classe de alunos.

Centenas de espetadores puderam assim apreciar esta manifestação de cultura portuguesa numa festa que começou pelas 14h00 e que se prolongou pela noite dentro, com a possibilidade de, ao jantar, se deliciarem com a degustação das iguarias preparadas pela equipa da associação.

O serão contou com a atuação do Grupo Sobaile vindo de Vila Real, em Portugal, e igualmente vindo de Portugal, António Silva, locutor da Rádio Alto Ave de Vieira do Minho que dinamizou a festa durante a tarde, com apresentação dos grupos intervenientes.

Igualmente presente nesta festa para a Comunidade portuguesa, o Cônsul Geral de Portugal em Lyon, Luís Brito Câmara acompanhado da esposa, que fizeram questão de estar próximos da Comunidade, tendo nas suas palavras realçado o “enorme prazer” que é desfrutar destas manifestações portuguesas sempre que a agenda lhe permite.

Ao final do dia, o Presidente da Direção José Domingues, mostrava a sua grande satisfação pela forma “ordenada” como tinham decorrido as atividades, salientando a grande entrega de toda a equipa de voluntários que permitiram proporcionar este dia à Comunidade portuguesa.

Aproveitou ainda para divulgar que esta dinâmica associação organizará no próximo dia 27 de outubro, o Dia da Solidariedade, em Sassenage (38), para uma angariação de fundos para Sílvia Cardoso destinada a apoiar os tratamentos de mobilidade para esta jovem menina.

Destacou igualmente o apoio prestado pelos parceiros que marcaram a sua presença neste dia como o programa “Raízes” da Rádio Pluriel e o Banco Santander de Lyon que se fez representar pelo responsável António Rabeca.