Cônsul de Portugal em Lyon visita escola em Ecully

O Cônsul Geral de Portugal em Lyon visitou esta semana a escola principal da cidade de Ecully, onde esteve com dezenas de alunos franceses e portugueses para uma apresentação sobre Portugal. Luís Brito Câmara foi convidado pela Mairie de Ecully, em coordenação com a Associação Portuguesa de Ecully, criada em 1978.

O Presidente da Associação Portuguesa de Ecully, David Antunes, e o Conselheiro das Comunidades Portuguesas, Manuel Cardia Lima, acompanharam o Cônsul Geral nesta visita.

Durante mais de uma hora o Cônsul Geral fez uma apresentação do país, e seguiu-se depois um período de interação com os alunos que colocaram muitas perguntas, o que permitiu revelar Portugal nas suas mais diversas dimensões, designadamente a sua história, geografia, cultura, literatura, língua portuguesa e turismo. Salientou também a importância da língua portuguesa e o facto de ser uma das línguas mais faladas no mundo, tendo convidado os alunos a aprenderem o Português.

O Cônsul Geral teve sempre o cuidado de fazer um paralelo entre Portugal e a França para ajudar os alunos a se situarem em relação a elementos de referência que conhecem, tendo igualmente sido transmitidos uns filmes sobre Portugal, o que deixou os alunos fascinados com Portugal.

Luís Brito Câmara aproveitou igualmente para transmitir aos alunos os valores comuns republicanos que existem em Portugal e em França, bem como na Europa, designadamente a democracia, estado de direito, respeito pelos direitos humanos, tolerância, liberdade, igualdade e solidariedade. Neste contexto, incentivou os alunos «a estudarem e a prepararem-se para serem elementos válidos na sociedade, contribuindo para o desenvolvimento económico e social da França, como o fazem há numerosas décadas os cidadãos portugueses que residem neste país e que honram a nossa bandeira e Portugal com o seu exemplo, esforços, dedicação e trabalho» disse o Cônsul Geral na sua intervenção.