Consulado de Lyon acolheu exposição sobre o 25 de Abril realizada pelos alunos das aulas de português


Durante quase três meses, nas escolas onde se ensina a língua portuguesa na região de Lyon, nos vários níveis, desde a primária ao colégio, os alunos preparam uma exposição sobre o 25 de Abril, para comemorarem também os cinquenta anos da Revolução dos Cravos.

“Começámos a concretizar esta ideia há já uns meses. Foi uma ideia conjunta dos professores da região de Lyon, da Coordenação do ensino e da CSI [ndr: Cité Scolaire Internationale], onde motivámos e lançámos a ideia de prepararmos uma exposição, onde se exprimiria a visão e o imaginário dos alunos, através de trabalhos manuais, de escrita e de objetos, mas também de colagens, sobre o que foi o 25 de Abril de 1974” explicou ao LusoJornal Catarina Martins, uma das professoras da Coordenação de ensino de português a lecionar na região.

A exposição esteve patente ao público no Salão nobre do Consulado Geral de Portugal em Lyon, desde o dia 20 de abril até ao primeiro dia de maio. O posto consular português esteve aberto nesse dia feriado para que os pais, os alunos e vários convidados da Comunidade visitassem a exposição.

Nesse dia, o Cônsul-Geral André Sobral Cordeiro, distribuiu prémios aos alunos que apresentaram as obras mais originais.

Luís Viveiros, da CSI, com os professores Sílvia e Sérgio, estiveram presentes com os alunos e também com os pais. Para além de Catarina Martins, estavam ainda presentes as professoras da rede de Ensino de Português no Estrangeiro Cristina Sério, Nair Ferreira e Raquel Nicolau, que lecionam em várias escolas da região de Lyon.

“Esta exposição foi também preparada com a intenção de mostrarmos aos pais dos nossos alunos – aos atuais e aos futuros – que o ensino do português na região de Lyon é possível. Os pais têm de responder ao questionário que é proposto nas escolas francesas, e daí iniciamos o processo de formação de turmas, com aulas de português em paralelo com o ensino francês” acrescentou Catarina Martins ao LusoJornal.

Os Conselheiros das Comunidades, nas visitas semanais que fazem às associações, assumem que vão divulgando esta possibilidade e a existência de cursos de português na região. “Penso que o Governo deveria lançar uma campanha de informação massiva para que toda a Comunidade portuguesa na Europa, sem exceção, tivesse a informação devida e no bom momento sobre o ensino do português” disse Jorge Campos, Conselheiro das Comunidades eleito nas regiões de Lyon e Marseille, que também visitou a exposição.