“Contos do Dia Mundial da Língua Portuguesa”: Três prémios vieram para França

[pro_ad_display_adzone id=”46664″]

 

Hoje, 5 de maio, Dia mundial da língua portuguesa, a Porto Editora, o Camões I.P e o Plano Nacional de Leitura anunciaram os vencedores da primeira edição do concurso “Contos do Dia Mundial da Língua Portuguesa”, lançado há exatamente um ano para celebrar a data consagrada pela Unesco e três dos prémios vieram para França.

A organização destaca “o enorme sucesso” desta iniciativa já que o concurso literário teve a participação de 110 alunos de português oriundos de 12 países diferentes, que aceitaram o desafio de escrever um conto inédito na língua portuguesa. Os textos foram avaliados por um júri de cinco elementos em representação das três entidades organizadoras, que elegeu os vencedores nas cinco categorias a concurso:

 

Infantil/Juvenil (8-14 anos)

A1/A2 – Julija Bambalaite-Garcia da Silva (França): “O herói do jurássico”

B1 – Sofia Vincent (França): “Árvore de vidro”

 

Juvenil/Adulto

A1/A2 – Iris Herlent (França): “Aquele que queria encontrar a sua própria história”

B1/B2 – Tomasz Malinowski (Polónia): “Uma vista mágica numa cidade… numa cidade”

C1/C2 – José Luís Termenón Pintos (Espanha): “Náufrago”

 

João Ribeiro de Almeida, Presidente do Camões, I.P., mostrou-se bastante satisfeito com a adesão ao concurso. “Se 85% dos casos se trata de jovens que aprendem a nossa língua através da rede da EPE [Ensino Português no Estrangeiro] (…), foram também recebidos trabalhos de jovens de países onde, com o apoio do Camões, a Língua Portuguesa integra o ensino curricular, como a Polónia, a Croácia, o México ou a Argentina”.

Para além da quantidade, a qualidade dos trabalhos recebidos também superou as expectativas dos organizadores e levou o júri a atribuir algumas menções honrosas. Teresa Calçada, Comissária do Plano Nacional de Leitura, deixou os parabéns a todos os que participaram nesta iniciativa. “Esperamos que isto seja um incentivo acrescido para o gosto pela língua, para o gosto pela leitura, para o gosto pela escrita”.

A Porto Editora agradeceu aos alunos candidatos, “por arriscarem expressar o seu talento literário em português”; aos professores, “pelo valioso papel que assumem ao ensinarem o nosso idioma pelo mundo fora e ao garantirem a autoria e originalidade dos trabalhos”; e, por fim, aos parceiros da iniciativa, “pelo compromisso na promoção da língua e da cultura portuguesas além-fronteiras”.

“É inegável o potencial dos alunos de português e a vontade de todos em contribuir para a universalidade da nossa língua” afirmam os organizadores, anunciando “com entusiasmo” a segunda edição desta iniciativa “Contos do Dia Mundial da Língua Portuguesa”, que será dedicada à Literacia dos Oceanos e cujos vencedores serão conhecidos a 5 de maio de 2022.

Os contos recebidos nesta edição serão disponibilizados nas páginas dos parceiros do concurso e através de um ebook, preparado pela Porto Editora, que reunirá todos os textos.

 

[pro_ad_display_adzone id=”37509″]