COP28: Braga e Nantes distinguidas como Cidade Verde Líder pelas Nações Unidas


Os municípios de Braga e de Nantes foram distinguidos no Dubai pela Organização das Nações Unidas (ONU) com o “Global Green City Award”, que premeia o compromisso com a sustentabilidade.

Este prémio posiciona Braga e Nantes no restrito grupo de cidades distinguidas a nível mundial: Viena (Áustria), Vancouver (Canadá), Oakland (Nova Zelândia), Curitiba (Brasil), Mannheim (Alemanha) e Yokohama (Japão).

O prémio foi entregue pelo Global Forum on Human Settlements (GFHS 2023), em colaboração com a ONU, durante a 18ª Sessão Anual do Fórum que decorreu, no Dubai, Emirados Árabes Unidos, com o tema “Transformação Urbana Verde, Justa e Inteligente: Acelerando Sinergicamente a Meta de 1,5°C e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”, referiu o comunicado da autarquia portuguesa.

O júri avaliou 85 indicadores em diversas categorias, destacando o “excelente desempenho de Braga em áreas-chave que contribuem para o seu estatuto de exemplar verde”, assinalou o município.

“O prémio reconhece a “abordagem abrangente de Braga à sustentabilidade, abrangendo fatores como a energia, políticas de espaço público, uso sustentável do solo, gestão da água, estratégia de inovação e proteção do património”, frisou a mesma fonte.

O Presidente da Câmara de Braga, Ricardo Rio, sublinhou que este prémio “reafirma o compromisso inabalável de Braga em construir um futuro sustentável para os residentes”.

“É um reconhecimento que espelha os esforços coletivos da nossa Comunidade, autoridades locais e empresas municipais na promoção de uma cidade que abraça a responsabilidade ambiental, inovação e desenvolvimento urbano inclusivo”, afirmou ainda o autarca.