Covid-19: Álvaro Rito: “Acredito que seja uma experiência para uma futura arma de guerra económica”

Álvaro Rito é um dos Portugueses mais conhecidos de Lyon. Por ser ativista associativo, mas por ter, pelo passado, levado muitos artistas portugueses àquela região francesa (e não só).

Hoje aposentado, vai regularmente a Portugal e desta vez, o novo Coronavírus fê-lo ficar no Alentejo à espera que a pandemia termine.

 

Como está a passar este período?

Reformado, devia estar em França neste período, como estava previsto, mas preferi ficar em Portugal, tanto mais que o Alentejo mostrava zero casos do Covid-19. Tenho procurado viver este período sem entrar em pânico, evitando ler e escutar notícias repetidas e muitas falsas. Não me precipitei nos Centros comerciais como tanta gente, e agora faço as minhas compras necessárias sem dificuldades… Depressa compreendi que se tratava de um vírus desconhecido, o qual as pessoas e as próprias autoridades falavam e falam ainda sem conhecimento.

 

Está preocupado com a situação atual de pandemia?

Preocupado? Certamente! E prejudicado, pois reduzi os meus passeios, procuro fotografar menos e andar menos de bicicleta, o qual evito cruzar com pessoas por perto, deixei de conviver, e isso custa-me!

 

Quando esta situação estiver ultrapassada, o que espera do ‘novo mundo’?

Direi que estou preocupado com o futuro, com as consequências que este período nos vai deixar, com as vidas desorganizadas, assim como toda a economia mundial. Pessoalmente, não acredito que este vírus seja por acaso. Acredito que seja uma experiência para uma futura arma de guerra económica, num conflito mundial. O futuro nos dirá!

 

[pro_ad_display_adzone id=”37510″]