Covid-19: Berta Nunes pede aos emigrantes para não irem de férias a Portugal

A Secretária de Estado das Comunidades Portuguesas Berta Nunes apela aos emigrantes para não irem de férias a Portugal, no contexto da pandemia do Covid-19.

Entrevistada via skype num programa matinal de grande audiência da RTP, Berta Nunes lançou um apelo formal “às pessoas que estão nas Comunidades, mesmo se já tinham previsto ir a Portugal nas férias da Páscoa, não devem vir porque assim estão a colocar-se em risco a elas e às suas famílias”.

Berta Nunes argumentou com um caso, em Trás-os-Montes, de um emigrante que regressou e revelou-se positivo. “As Câmaras municipais e as Juntas de Freguesia apelam para que não venham, e nós também” disse Berta Nunes no programa “Na Praça”. “Os que vieram, devem adiar os cumprimentos e as visitas e devem ficar isolados em casa durante duas semanas”.

“Muitas vezes estamos a falar de pais e avôs idosos e nós sabemos que as pessoas idosas têm um risco acrescido em relação ao Covid-19” disse a Secretária de Estado.

Berta Nunes apelou também para os que vivem nos outros países, “que cumpram as recomendações dos países onde residem. Devem ficar em casa”.

Nestes últimos dias, várias centenas de Portugueses têm regressado a Portugal e vários autarcas têm apelado ao confinamento dessas pessoas. A primeira vítima em Portugal foi um emigrante em França que regressou a Monção e também contaminou a irmã.

A Secretária de Estado lembrou os números de telefone disponíveis para dar apoio sobre o Codiv-19:

 

Linha de emergência Codiv-19:

+351.217.929.755 ou covid19@mne.pt

 

Linha de emergência consular:

+351.961.706.472

 

[pro_ad_display_adzone id=”25427″]