Covid-19: Cabo Verde fechado a voos para França

Cabo Verde proíbe a partir desta quinta-feira as ligações aéreas oriundas de 26 países, incluindo a França, devido à pandemia de Covid-19, segundo resolução do Conselho de Ministros publicada no Boletim Oficial.

De acordo com a resolução, a decisão de interdição de voos será válida pelo menos até 09 de abril e é justificada face à situação de pandemia de Covid-19.

A resolução determina que a partir das 00h00 do dia 19 de março e até 09 de abril de 2020 ficam interditas as ligações aéreas de Cabo Verde com os países assinalados com a pandemia de Covid-19, numa lista com Estados da Europa (21), África (3) e da América (2).

A lista de países com voos interditos para Cabo Verde integra França e Portugal.

Até ao momento, todos as análises aos vários casos suspeitos de Covid-19 em Cabo Verde deram resultado negativo e com esta decisão, na prática, o país fecha-se ao exterior. “As evacuações médicas urgentes e abastecimento de medicamentos, materiais e consumíveis hospitalares em regime de urgência serão acauteladas e asseguradas em regime de voos sanitários”, lê-se ainda na resolução, assinada pelo Primeiro Ministro, Ulisses Correia e Silva.

Nos mesmos termos e datas, é proibida ainda a atracação ou acostagem de navios de cruzeiro, recreio e veleiros, “com proveniência do estrangeiro, salvo situações excecionais, devidamente fundamentadas”, mas sempre “supervisionadas pelas autoridades de saúde. Garantindo-se que, em qualquer caso, não haverá vindas a terra de passageiros ou tripulantes, com exceção dos nacionais, nem subidas a bordo”, prevê a resolução.

Também fica proibido o desembarque ou embarque, deslocações a terra ou subidas a bordo, de passageiros ou tripulantes de navios internacionais de comércio e de pesca.

 

[pro_ad_display_adzone id=”37510″]