Lusa / Miguel Pereira da Silva

Covid-19: Fonteiras luso-espanholas voltaram a fechar e carros franceses impedidos de passar em Espanha

As autoridades portuguesas e espanholas repuseram ontem à noite, às 23h00, o controlo na fronteira terrestre de Vilar Formoso, em Portugal, devido à pandemia de Covid-19, o que coloca restrições a quem pretende circular entre os dois países.

Em Vilar Formoso, entre as 23h00 e as 23h20, as autoridades portuguesas permitiram o acesso ao território nacional de quatro viaturas ligeiras, mas as espanholas impediram a passagem de dois veículos franceses, como constatou a Lusa no local.

Espanha está a fazer o controlo na principal fronteira terrestre através de elementos da Guardia Civil e da Polícia Nacional, e Portugal com elementos da GNR e do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras.

Pelas 23h06 uma cidadã francesa foi parada na fronteira pelas autoridades espanholas e foi impedida de prosseguir viagem. A mulher disse que foi surpreendida pela situação e que pretendia seguir para França, mas não foi autorizada a prosseguir. Pouco tempo depois, voltou a fazer nova tentativa, mas os polícias espanhóis não a deixaram seguir viagem e teve de voltar para trás.

Por volta das 23h10 foi mandada parar outra viatura, também de matrícula francesa, conduzida por um francês, proveniente da Covilhã que tencionava seguir para a zona de Paris. O condutor foi surpreendido pela decisão da polícia espanhola. “É uma situação difícil, mas compreendo”, disse à Lusa.

O Governo português anunciou ontem o controlo de fronteiras terrestres com Espanha, passando a existir nove pontos de passagem exclusivamente destinados ao transporte de mercadorias e trabalhadores que tenham de se deslocar por razões profissionais.

Um desses pontos é Vilar Formoso, a principal fronteira terrestre, situada no concelho de Almeida, no distrito da Guarda, que faz ligação com a localidade espanhola de Fuentes de Oñoro.

Em conferência de imprensa em Lisboa, o Ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, adiantou que estas medidas vão vigorar até 15 de abril e inserem-se no combate à pandemia do Covid-19. “Estão impedidas todas as deslocações turísticas e de lazer entre os dois países”, disse, referindo que nos nove pontos de fronteira “apenas será autorizada” a circulação de veículos de mercadorias, pessoal diplomático, acesso a cuidados de saúde e saída de cidadãos estrangeiros que residam em outros países da União Europeia.

A abolição das fronteiras entre os dois países entrou em vigor no dia 01 de janeiro de 1993, mas devido à Covid-19, as autoridades portuguesas e espanholas passaram a fazer o controlo de quem entra e de quem sai do respetivo território.

 

[pro_ad_display_adzone id=”37510″]