Uma senha ser-lhe-á enviada por correio electrónico.

Desde o início do confinamento, as iniciativas solidárias multiplicam-se um pouco por todo o mundo. Em vários países, como por exemplo em Itália, França e Portugal, o pessoal hospitalar é aplaudido às janelas. Entoam-se canções nas varandas com a participação harmoniosa da vizinhança. Colam-se folhas A4 nos halls dos prédios para mostrar a sua disponibilidade de ajuda aos mais frágeis, nomeadamente as pessoas idosas mais vulneráveis ao Covid-19 e com dificuldade em fazer as suas compras.

Várias editoras, museus, companhias de teatro e de ópera, ou ainda canais de televisão disponibilizaram gratuitamente, em linha, livros, exposições virtuais, peças de teatro e ópera, filmes e documentários. Vários artistas dão concertos em direto através das redes sociais como a iniciativa em Portugal do Festival #EuFicoEmCasa que reuniu 78 músicos célebres como Cristina Branco, Boss AC, António Zambujo, Capicua ou Pedro Abrunhosa durante 6 dias para 40 horas de música.

Em França, a plataforma social Indigo World do lusodescendente Stéphane de Freitas, cujo objetivo é de substituir o dinheiro pela entreajuda, está a permitir a mobilização de centenas de pessoas durante a epidemia para guarda de crianças dos que são obrigados a trabalhar, ajuda para as compras e às pessoas vulneráveis, aulas de apoio escolar ou sessões de yoga à distância.

As costureiras da associação portuguesa em França Hirond’ailes, presidida por Suzette Fernandes, fabricam gratuitamente máscaras em tecido para o pessoal hospitalar. E está a aceitar donativos de tecido e elásticos para a sua fabricação.

O grupo Facebook “Communauté des mamans franco-portugaises”, administrado por Isabel Cataleya, permite a partilha de ideias com vista a gerir o confinamento com crianças e facilita a entreajuda entre membros, pessoas idosas e mães solteiras ou isoladas.

A associação Cap Magellan presidida por Anna Martins passou a sua equipa em regime teletrabalho, mas continua a acompanhar os jovens lusodescendentes através de um serviço regular de comunicação à distância e a partilha de conselhos e informações úteis durante a fase de isolamento.

 

Contactos:

Indigo World:

https://indigo.world/fr/

 

Associação Hirond’Ailes:

https://www.facebook.com/Hirondailes-213718939185670/

 

Grupo FB Communauté des mamans franco-portugaises:

https://www.facebook.com/groups/1116299008466485/

 

Associação Cap Magellan:

http://capmagellan.com/

 

Comunidade
X