Uma senha ser-lhe-á enviada por correio electrónico.

São três irmãs que assumem ter muita cumplicidade entre elas, dizem-se unidas e acabam de criar um site internet para quem gosta de viajar, inspirado no espírito de comunidade e de partilha que, dizem, caracteriza os Portugueses. CoWalk’in é um conceito de viagem que deve interessar quem quer viajar pelo mundo, à procura daquilo que não se encontra nos guias turísticos.

“Há 7 anos eu tive um cancro e foi uma luta que consegui vencer. No entanto, só ultrapassei esta etapa porque tinha a cumplicidade e o apoio das minhas irmãs” conta Jacinta Sofia ao LusoJornal. “A minha vida familiar mudou completamente, tive de imaginar outras soluções, mas fiz desta fase negativa um ponto positivo e fui ter com as minhas irmãs para lhe propor esta ideia que sempre tivemos desde pequenas, que era de trabalharmos juntos. Para mim era o momento de tentar alguma coisa. E foi assim que o projeto nasceu”.

Jacinta Sofia é a mais velha das três irmãs. Marie-José é a irmã do meio e Aurélie a mais nova. Moram na região parisiense, cada uma tem o seu próprio emprego, mas decidiram deitar mãos à obra para um projeto coletivo. “É uma grande força trabalharmos as três” diz Marie-José. “Por exemplo, eu sou uma pessoa reservada, mas com as minhas irmãs eu consigo falar, reagir, posso mais facilmente dizer que uma coisa não me convém, com um patrão ou com um colega podia não dizer. Nós damo-nos muito bem e isso ajuda o nosso projeto”.

O conceito é simples, CoWalk’in é uma plataforma comunitária, cada um preenche um formulário onde pode “dar e receber”. “As pessoas podem ser turistas que vão à pesquisa para uma próxima viagem, ou pessoas que podem dar informações, conselhos, boas moradas, a quem vai visitar a região onde moram” explica Jacinta Sofia.

O site é gratuito e apenas pagam as pessoas que querem propor serviços.

“No fundo, este site é aquilo que nós gostaríamos de ter tido quando viajámos” resume Aurélie. “Nós gostamos muito de viajar, já fomos a muitos países no mundo e por vezes gostaríamos de ter sido ajudadas”.

“Não necessita de ser para a viagem toda, claro, por vezes, pode ser uma ajuda numa cidade, num bairro, numa rua, ajudas que podem ser muito interessantes para a nossa viagem” acrescenta Jacinta Sofia.

A inspiração começou nas viagens que as três irmãs faziam a Portugal. “Conhecemos o país e descobrimos coisas que não conhecíamos, porque tínhamos sempre alguém, da nossa família, que nos acompanhava” diz Aurélie.

Esta ideia tinha de ser aplicada a outras viagens. “Claro que quem vier visitar a Tour Eiffel em Paris não necessita da nossa ajuda, mas se quiser conhecer o país real, sair dos circuitos turísticos, já necessita de conselhos de quem cá vive” argumenta Aurélie.

“Quem vai para um clube de cinco estrelas à beira mar, num outro país, não encontra ajuda no CoWalk’in, o que há no CoWalk’in é quando quer sair desse clube e conhecer a vida real de quem lá vive. Eu também vou para clubes à beira mar, mas também quero sair dos clubes” confessa Marie-José.

Há várias formas de entrar no site: ou pela língua, escolhendo pessoas que falem a mesma língua noutros países, ou pelo país, procurando no site quem pode dar “dicas” a quem visitar uma região, ou até pelas suas origens. “Se eu for à Tailândia, se eu encontrar lá um português que conhece praticamente os meus gostos, que conhece a minha cultura, vai estar apto a mostrar-me coisas que possivelmente eu vou gostar, ou sugerir-me pratos que eu posso gostar” explica Jacinta Sofia.

Aurélie ocupa-se essencialmente dos conteúdos do site, Jacinta da comunicação e Marie-José das variantes que podem enriquecer o projeto. “Para mim, eu não conhecia nada das novas tecnologias, sou enfermeira, já abrimos tantas portas, já fizemos tantos conhecimentos novos, a nossa unidade ficou muito mais forte, já aprendemos muito” diz Marie-José ao LusoJornal.

Quando se pergunta quais os sonhos das três irmãs, respondem que, para já, gostariam que o espírito de comunidade e de partilha caracterizasse também este site.

 

 

 

Gostou deste artigo? Vote, participe!
Votação do Leitor 3 Votos
4.9
X