Dakar: Carlos Sousa compete com Renault em 2018

O português Carlos Sousa vai regressar ao Dakar para pilotar um ‘Duster’. Integrado na equipa oficial da Renault Sport Argentina, o piloto luso quer surpreender na 40ª edição da prova e sonha com um resultado entre os dez primeiros. Será uma estreia para o piloto nacional com um ‘Duster’.

O Dakar 2018 decorrerá entre os dias 6 e 20 de janeiro, com passagem pelo Perú, Bolívia e Argentina.

Pelo sexto ano consecutivo, dois ‘Duster’ inscritos pela Renault Sport Argentina estarão à partida do mais exigente rali do mundo: o Dakar. De referir que a gama Dacia é comercializada na Argentina sob a marca Renault.

Equipados com um motor V8 da Aliança Renault-Nissan, com cerca de 400 cavalos de potência, os ‘Duster’ querem ser uma das surpresas da prova.

“Um convite que me orgulha bastante”, disse Carlos Sousa à assessoria da marca. “Estava parado há dois anos e longe de imaginar de poder ser convidado para regressar ao Dakar. Mas o convite surgiu e não podia ficar em casa. Estou muito motivado, tenho acompanhado o excelente trabalho que a equipa tem feito e não vejo a hora de me sentar ao volante do Duster, com quem travei curiosas lutas no passado”, acrescentou.

A dois meses do início do Dakar, Carlos Sousa avança já com uma meta a alcançar no outro lado do Atlântico. “Acredito que podemos surpreender com um resultado final entre os 10 primeiros. É uma expetativa muito elevada face à qualidade da lista de inscritos, mas tanto eu como a equipa acreditamos nessa possibilidade”, concluiu.

Carlos Sousa tem uma larga experiência no Dakar, somando 17 participações. O 4º lugar alcançado em 2003 figura como o seu melhor desempenho, entre as 10 presenças no top-10 da classificação geral. Carlos Sousa tem também no seu currículo seis vitórias em etapas.

Apesar de ser desenvolvido pela filial argentina da marca, o projeto tem beneficiado do apoio e acompanhamento da “casa mãe” Renault Sport Racing, a divisão desportiva do Grupo francês Renault.