Dança: Marlene Monteiro Freitas programada em Lyon, Toulouse e Paris nos próximos meses

[pro_ad_display_adzone id=”37509″]

A coreógrafa portuguesas Marlene Monteiro Freitas de 44 anos, nascida no Mindelo, em Cabo Verde vai apresentar o espetáculo “Guintche” na Bienal de Dança de Lyon, a 12 e 13 de setembro no Théâtre de la Croix-Rousse, e voltará a marcar um dos palcos do Festival de Outono, em Paris, de 29 de novembro a 03 de dezembro, com um trabalho coletivo: “(M)imosa or Twenty Looks or Paris is Burning at The Judson Church”.

Concebida a convite do coreógrafo Trajal Harrell, “(M)imosa or Twenty Looks or Paris is Burning at The Judson Church” é uma obra de 2011, cocriada a quatro com Marlene Monteiro Freitas, Cecília Bengolea e François Chaignaud, que também são intérpretes, e que, em forma de manifesto queer e da dança pós-moderna, questiona, através do gesto e do som, a própria norma e a dança contemporânea.

No final de janeiro de 2024, Marlene Monteiro Freitas voltará novamente a França, onde apresentará “Mal – Embriaguez Divina” no Thêatre Garonne, em Toulouse, e depois em março, no Thêatre du Rond Point des Champs Elysées, em Paris.

Marlene Monteiro Freitas – que combina por vezes o drama e a comédia, e tem sido elogiada pela crítica internacional pela expressividade e criatividade – tem desenvolvido grande parte do seu trabalho em Portugal, onde foi cofundadora, em Lisboa, da estrutura cultural P.O.R.K, com a qual assinou coreografias como “Paraíso-coleção privada” (2012-13), e “Marfim e arne – As estátuas também sofrem” (2014). Mas também tem realizado parcerias com criadores portugueses e estrangeiros como Emmanuelle Huynn, Loic Touzé, Tânia Carvalho e Boris Charmatz, entre outros.

A coreógrafa galardoada em 2018 com o Leão de Prata de carreira pela Bienal de Veneza de Dança apresenta um espetáculo esta quinta-feira na Bienal Saal, em Talin, na Estónia, no fim de setembro está em Genebra, na Suíça, em nobembro nos palcos do Festival de Helsínquia, na Finlândia e em janeiro passa pela Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, com o espetáculo “Idiota”.

[pro_ad_display_adzone id=”46664″]