Dancefloor

Dancefloor fez “drop” em Leiria e Tiago Martins promete recomeçar no próximo ano

Ordenadamente, New ÎD, Borgore, Tujamo, Carnage, Blasterjaxx e Audiotricz fizeram as delícias dos festivaleiros que rumaram até Leiria, para poder desfrutar da maior pista de dança deste verão, o Dancefloor, um festival organizado por Tiago Martins a partir de Paris.

O aquecimento fez-se com o evento Be Fit, onde o estádio municipal de Leiria deu lugar a um ginásio ao ar livre, onde, pela manhã, os festivaleiros puderam praticar aulas de Zumba, Body Pump, Body Attack e Cycling.

Depois do produtor holandês New ID, Borgore e os seus “heavy drops” não defraudaram as expectativas dos fãs que se deslocaram de toda a Europa para o ouvir. O rei israelita do EDM chegou a Portugal e trouxe os seus polémicos hits ao Dancefloor. O artista tem recebido o tom elogioso da crítica para com a sua “coleção de faixas inquietantes” (Dancing Astronaut) que consolidou esta estrela da EDM como uma força a ter em consideração no palco da cultura eletrónica, tendo já atuado nos maiores eventos do seu género: Tomorrowland, Made In America, Ultra e EDC Las Vegas.

À medida que a noite escalou, foi o Very Special Guest Carnage que tomou o palco do Dancefloor.

Apesar de ter recentemente passado por Portugal, o artista conseguiu deter a atenção da audiência e enlouquecer a maior pista de dança do país, nomeadamente com o seu novo álbum “Battered Bruised & Bloody” lançado em abril de 2018 pela Heavyweight Records, de onde se ressalta a sua colaboração com Steve Aoki, no single “Plur Genocide (ft. Lockdown)”.

O segundo dia não se comediu com surpresas, atingindo o epílogo com a dupla sensação holandesa, Blasterjaxx. O primeiro nome anunciado para este segundo dia do Dancefloor fez uma plena mostra do seu setup emblemático e imperdível. Thom e Idir abrilhantaram o estádio de Leiria passando pelos épicos êxitos como “Narco”, “Beautiful World”, “Phoenix”, “All I ever Wanted” e “Savage”, fazendo jus à posição de cabeças de cartaz.

Pelo festival Dancefloor passaram cerca de 15.000 pessoas em dois dias de épico cartaz de música de eletrónica. Em 2019, a organização promete aos fãs de EDM e Hardstyle uma quinta edição com um cartaz igualmente incontornável, perspetivando colocar Portugal no circuito internacional de festivais de música eletrónica.

O Dancefloor é o festival que promove o melhor da Dance Music e esteve de regresso, em 2018, ao estádio municipal Dr. Magalhães Pessoa, Leiria. Aquela que foi a quarta edição do evento, voltou a contar com a presença dos maiores e mais mediáticos deejays nacionais e internacionais.

Nomeado na categoria de “Melhor Festival Estrangeiro” nos UK Festival Awards e para “Medium Sized Festival” & “Best Line-Up”, no Iberian Festival Awards, o grande objetivo deste festival é progredir e entrar na cena internacional, tornando-se uma referência entre os festivais de música eletrónica.

O Dancefloor, tem vindo a apostar na conjugação de múltiplas propostas que vão para além da oferta musical. Como resultado do conjunto destas ofertas integradas, o número de ingressos adquiridos tem duplicado a cada edição do Festival.

Dancefloor trata-se de um festival com uma vocação plural, contudo, sem perder de vista a adaptação ao contexto geográfico e social onde se insere. O crescente número de parcerias celebradas com as associações culturais, sociais e desportivas regionais atestam essa mesma preocupação. Importa dar espaço e estimular o talento e as iniciativas locais – dança, street art, desportos individuais e coletivos – bem como assumir o respaldo a causas sociais. Em 2017, a organização do Dancefloor doou 10.000 euros a uma organização de apoio às vítimas dos incêndios de Pedrogão Grande.

Com uma programação exigente e criteriosamente elaborada, esta quarta edição do festival Dancefloor coloca o distrito de Leiria – e o país – no mapa do circuito dos grandes festivais

E Tiago Martins promete que a maior pista da dança do país vai regressar e crescer em 2019, criando a meca nacional do Hardsytle e da EDM.