Delegação da Mairie de Bordeaux visitou Museu Aristides de Sousa Mendes e assinou Protocolo com Carregal do Sal


O Comité francês Aristides de Sousa Mendes integrou uma delegação da Mairie de Bordeaux que se deslocou a Carregal do Sal. Este momento marcante teve lugar após a visita à Casa do Passal, agora Museu Aristides de Sousa Mendes, onde se celebraram os laços históricos e culturais entre as duas localidades.

“O Comité Francês Aristides de Sousa Mendes desempenha um papel essencial na preservação e promoção do legado deste ícone da diplomacia humanitária” referiu ao LusoJornal a Presidente do Comité, Isabel Barradas. Aristides de Sousa Mendes, que foi Cônsul de Portugal em Bordeaux durante a II Guerra mundial, é conhecido por ter concedido vistos a milhares de refugiados, permitindo-lhes escapar das perseguições nazis. O seu gesto de solidariedade e coragem salvou muitas vidas e conferiu-lhe um reconhecimento póstumo em todo o mundo.

A visita da delegação da Mairie de Bordeaux a Carregal do Sal “insere-se num contexto de fortalecimento das relações bilaterais entre as duas cidades, que partilham uma rica história” assume Isabel Barradas. A Casa do Passal, atualmente Museu Aristides de Sousa Mendes, serve como um memorial vivo, testemunhando a importância da ação humanitária e da aceitação de refugiados.

Durante esta visita, as discussões centraram-se em iniciativas de cooperação futura, como intercâmbios culturais, projetos educativos e eventos comemorativos. A assinatura do protocolo de cooperação e amizade é o primeiro passo para uma colaboração mais estreita entre Bordeaux e Carregal do Sal, promovendo programas que destacam os valores de paz, respeito pelos direitos humanos e solidariedade que caracterizam o legado de Aristides de Sousa Mendes.

“O Comité está entusiasmado com as perspetivas futuras e o impacto que esta cooperação poderá ter na sensibilização para a importância da aceitação de refugiados e das ações humanitárias” diz ainda Isabel Barradas ao LusoJornal. “Juntas, Bordeaux e Carregal do Sal, continuarão a honrar a memória de Sousa Mendes e a inspirar gerações futuras a agir com compaixão e solidariedade”.