LusoJornal / Jorge Campos

Delegação de Sainte Consorce no aniversário dos Bombeiros de Fornos de Algodres

No fim de semana de 7 a 9 de dezembro, uma delegação de Ste Consorce, uma localidade dos arredores de Lyon, viajou para Fornos de Algodres onde se festejava o 70° aniversário dos Bombeiros Voluntários daquela localidade. Esta delegação deslocou-se no quadro da geminação entre estas duas localidades, assinada há cinco anos, e que tem organizado três a quatro intercâmbios por ano.

“Fomos muito bem recebidos, mesmo se éramos perto de 30 pessoas, 10 da Mairie de Ste Consorce e do Comité de Geminação, e 20 Bombeiros voluntários e seus familiares” disse ao LusoJornal o Maire Jean-Marc Thimonnier. “Passámos três belos dias, onde participámos a todos os festejos e atividades deste aniversário e pudemos também visitar um pouco na região de Fornos de Algodres”.

O Presidente da Câmara Municipal de Fornos de Algodres, Manuel Fonseca, acompanhou a delegação em vários momentos da viagem, em visitas, jantares e também reuniões de trabalho onde foram feitas projeções para atividades futuras ente os dois municípios.

Para além do Maire Jean-Marc Thimonnier, viajou também o Presidente do Comité de Geminação de Sainte Consorce, Pascal Didelet.

No decorrer destes três dias, a delegação francesa pode assistir às manobras e treinos dos Bombeiros de Fornos de Algodres, onde participaram também os Bombeiros de Ste Consorce. As duas corporações compararam as técnicas de socorro, e os Bombeiros franceses descobriram as técnicas de combate a incêndios florestais.

Aliás, ficou no ar a ideia que, no verão de 2019, seriam convidados alguns elementos dos Bombeiros de Ste Consorce para passarem um mês em Portugal, na região de Fornos de Algodres.

“Para este ano, já posso revelar que certamente iremos à Feira do Queijo, que ainda não tem data agendada, e em julho as equipas de futebol de menos de quinze anos de Ste Consorce e de Vaugnauray, acompanhados pelos familiares e dirigentes, participarão no Torneio internacional que vai realizar-se em Fornos de Algodres” confirmou Pascal Didelet ao LusoJornal.

[pro_ad_display_adzone id=”17510″]