Deputado Paulo Pisco protesta contra agressão racista a Cédric de Oliveira

[pro_ad_display_adzone id=”37510″]

O Deputado socialista Paulo Pisco protestou, em carta aberta enviada à Embaixadora de França em Lisboa, Hélène Farnaud-Defromont, contra a “agressão racista” sofrida recentemente por um Maire francês de origem portuguesa.

A carta aberta, a que a Lusa teve acesso, denuncia a “agressão racista” que Frédéric Augis, Presidente da Tours Metrópole Val-de-Loire, dirigiu em 04 de abril contra Cédric de Oliveira, Maire de Fondettes, na região Centro.

“Foi um mau exemplo e um ato de violência gratuita que não deve ter lugar nas nossas sociedades, que cada vez mais caem num extremismo tão nocivo para a democracia e para os valores republicanos que partilhamos”, escreveu Paulo Pisco na carta aberta.

O Deputado considerou que “as afirmações racistas” proferidas representam “uma ofensa, não somente a Cédric de Oliveira, mas também aos que lhe são próximos, aos seus amigos, a todos os franceses de origem portuguesa, a todos os portugueses, estejam na França ou espalhados pelo mundo”.

“Não entendo como entre portugueses e franceses, entre os seres humanos no geral, se possam dirigir afirmações racistas e xenófobas gratuitas como as que foram feitas por Frédéric Augis. Na qualidade de representante dos portugueses no estrangeiro, enquanto ser humano, eu próprio sinto-me ofendido”, acrescentou.

Paulo Pisco salientou que a “amizade entre Portugal e a França é indestrutível mas, apesar das desculpas do senhor Augis o mal está feito e a ferida está aberta, infelizmente correndo o risco de se repetir”.

O Deputado deu conhecimento da carta aberta ao Presidente do partido Les Républicains (LR), Eric Ciotti, ao Presidente do Grupo parlamentar daquela formação partidária, Olivier Marleix, e à Presidente do Grupo de Amizade França-Portugal, no Parlamento francês, Christine Pires Beaune.

[pro_ad_display_adzone id=”46664″]