Descendentes de famílias salvas por Aristides de Sousa Mendes viajaram de Bordeaux até Lisboa

[pro_ad_display_adzone id=”37510″]



A Sousa Mendes Foundation de Nova Iorque organizou na semana passada uma viagem à Europa intitulada “Journay On The Road To Freedom”, com mais de 30 descendentes de 5 famílias refugiadas que obtiveram vistos passados por Aristides de Sousa Mendes, durante a II Guerra mundial.

A viagem começou em Bordeaux, onde o então Cônsul de Portugal começou a passar vistos, desobedecendo às diretivas de Salazar, para salvar milhares de pessoas que fugiam da perseguição nazi de Hitler.

Concentrados junto ao busto de Aristides de Sousa Mendes, na capital da Aquitaine, o grupo prestou-lhe uma homenagem, na presença de Manuel Dias, cofundador do Comité Nacional Francês de Homenagem a Aristides de Sousa Mendes. Foram lidas mensagens, foi deposta uma coroa de flores e Manuel Dias fez uma intervenção tão pedagógica como emocionante.

Depois passaram por Bayonne onde também havia um Consulado português e onde também Aristides de Sousa Mendes passou para assinar vistos de entrada em Portugal para que os refugiados pudessem atravessar a Espanha em junho de 1940.

Depois de Bordeaux e de Bayonne, o grupo visitou também Vilar Formoso, Cabanas de Viriato (onde o diplomata reabilitado está sepultado), Porto, Figueira da Foz e Lisboa (onde Aristides de Sousa Mendes teve recentemente honras no Panteão Nacional).

O grupo era constituído por descendentes de refugiados residentes nos Estados Unidos, Canadá e Bélgica, e foi liderado por Cooky Van Den Berg Fischer, filha de uma Holandesa que foi salva pelos vistos de Aristides de Sousa Mendes em Bayonne e que depois seguiu de traineira até ao Porto. Entretanto Cooky Fischer, que nasceu em França, vive em Algés, perto de Lisboa.

Em Vilar Formoso, o grupo visitou o Polo Museológico Fronteira da Paz, onde foram acolhidos pela historiadora Margarida Ramalho que fez uma visita comentada pelo espaço. Enquanto alguns dos participantes estavam bastante emocionados neste encontro com a história das suas próprias famílias, a historiadora lembrou o “acolhimento generoso” por parte da população de Vilar Formoso e da região, “que nunca deve ser esquecido”.

Em Carregal do Sal, o grupo prestou homenagem, no cemitério da vila, ao ex-Cônsul de Portugal em Bordeaux, com comentários do neto do diplomata, António Moncada de Sousa Mendes, e com leituras de textos em inglês e hebraico de Isaac Powell e Susan Lindsay.

Na Casa do Passal, onde morou Aristides de Sousa Mendes, não foi possível visitar o interior devido às obras que decorrem no edifício.

Na Câmara municipal, onde o grupo foi recebido no Salão Nobre Aristides de Sousa Mendes, o Presidente da Câmara municipal, Paulo Catalino Ferraz, disse que o Museu da Casa do Passal vai ser inaugurado no dia 19 de julho de 2024.

Nesta sessão solene conduzida por Mariana Abrantes, da Sousa Mendes Foundation, foram também feitas intervenções de António Moncada de Sousa Mendes, neto do Cônsul, Cláudia Ninhos, da fundação Aristides de Sousa Mendes, e Suzana Menezes, Diretora da Direção Regional de Cultura do Centro.

Suzana Menezes sublinhou a importância de se continuar a perpetuar o gesto de Aristides de Sousa referindo que “o futuro Museu, na Casa do Passal, é uma casa de todos nós pois o Cônsul não é de Cabanas de Viriato, nem de Portugal, mas do Mundo”. Apelou, por isso, ao contributo direto ou indireto de todos, sem exceção, na concretização daquele projeto.

O Presidente Paulo Catalino Ferraz anunciou também que a casa onde nasceu Aristides, a Casa do Aido, está em vias de aquisição pela autarquia carregalense e vai ali ser instalado um Centro logístico nacional de apoio a refugiados.

Na Casa do Aido nasceu, em 1770, Roque Ribeiro de Abranches Castelo Branco, Visconde de Midões e também foi nesta casa que a neta Maria Angelina Ribeiro Abranches, deu à luz Aristides Sousa Mendes e o irmão gémeo César Sousa Mendes.

Antes de seguir para Lisboa, o grupo esteve na Figueira da Foz, onde visitou a exposição “SER Consciência… 30/1000 por 1VIDA”, no Museu Municipal Santos Rocha. A exposição está patente ao público até 20 de setembro.

[pro_ad_display_adzone id=”46664″]