LusoJornal / Marco Martins

Desporto Adaptado: Portugal conquistou 26 medalhas em Paris

Os primeiros Jogos Europeus de Verão do Desporto Adaptado dedicados à deficiência intelectual decorreram em Paris com provas de 16 a 21 de julho. Portugal acabou com 26 medalhas conquistadas em Paris: 5 de ouro, 13 de prata e 8 de bronze.

 

Portugal derrotou a França no Basquetebol

Portugal, Campeã da Europa em 2014, derrotou a França, Campeã do Mundo em 2017, pela margem mínima, 61-60. Um jogo intenso que terminou apenas com um ponto de diferença. Fábio Soares, que apontou 24 pontos na final, foi eleito MVP (melhor jogador) dos Jogos Europeus.

Recorde-se que na jornada inaugural, os Franceses tinham derrotado os Portugueses por 56-54. Na final, a história foi outra.

 

Atletismo arrecadou 20 medalhas

O atletismo português acabou por ser a modalidade com mais medalhas conquistadas, com 3 de ouro, 11 de prata e 6 de bronze.

As três medalhas de ouro foram conquistadas, na vertente masculina, por Sandro Baessa nos 800 metros, e na vertente feminina, por Ana Filipe no salto em altura e por Cláudia Santos no heptatlo.

Os atletas Sandro Baessa e Lenine Cunha foram os atletas em destaque com cinco medalhas cada um, em provas coletivas e individuais.

 

Remo também em destaque

Ana Catarina Ramos alcançou a medalha de ouro na prova de 1.000 metros de remo indoor. O remo conquistou ainda uma medalha de prata e duas medalhas de bronze.

De referir que a seleção lusa de parahóquei, hóquei em campo, terminou no segundo lugar, sendo derrotada pela Itália na final por 8-1.

De notar ainda que no ciclismo, o ciclista português Carlos Carvalho, que fez equipa com o belga Lars de Jonc, conquistou a medalha de bronze no contrarrelógio por equipas.

Recorde-se que a missão portuguesa era composta por 57 elementos nas modalidades de atletismo, basquetebol, ciclismo, parahóquei, remo e ténis de mesa.