Uma senha ser-lhe-á enviada por correio electrónico.
Donativos LusoJornal

 

1189: Coroação do rei inglês Ricardo Coração de Leão, na Abadia de Westminster.

1649: Morre, em Milão, o infante D. Duarte, irmão de D. João IV. Tinha 44 anos.

1758: Atentado contra o rei D. José, na origem da execução dos Távoras.

1759: Abolição da Companhia de Jesus pelo Marquês de Pombal. Os jesuítas são expulsos do país.

1783: Assinatura do Tratado de Paris, entre os EUA e o Reino Unido, que põe termo à Guerra da Independência da América do Norte.

1883: Nasce o historiador António Sérgio, autor de “O Problema da Cultura e o Isolamento dos Povos Peninsulares” e “Interpretação da História de Portugal”.

1939: II Guerra Mundial. O Reino Unido e a França declaram guerra à Alemanha, dois dias depois da invasão da Polónia pelas forças nazis.

1991: Morre, com 94 anos, o cineasta norte-americano de origem italiana Frank Capra, realizador de “Peço a Palavra”, “Do Céu Caiu Uma Estrela” e “Não o Levarás Contigo”. Foi galardoado com três Óscares

2016: Morre, Maria Isabel Barreno, escritora e investigadora, uma das “Três Marias” (Maria Velho da Costa, Maria Teresa Horta), nome por que ficou conhecido o processo em que foram julgadas, durante o Estado Novo, pela escrita da obra de alegado “teor pornográfico”, publicada em 1971. Foi Coordenadora do Ensino português em França. Tinha 77 anos.

 

Este é o ducentésimo quadragésimo sexto dia do ano. Faltam 119 dias para o termo de 2022.

Pensamento do dia: “Prezo a liberdade. E nunca esperei que a liberdade fosse menos do que inconveniente”. E. E. Cummings (1894-62), poeta norte-americano.

 

X