1388: João I doa o Mosteiro de Santa Maria da Vitória, na Batalha, aos dominicanos.
1618: Cardeal de Richelieu é exilado em Avignon, acusado de intrigas junto da rainha-mãe de França, Maria de Médicis.
1817: Morre, em Paris, André de Massena, Duque de Rivoli e Marechal de França, que comandou a terceira invasão francesa de Portugal. Tinha 58 anos.
1819: Nasce D. Maria II, no Rio de Janeiro.
1849: Morre, com 68 anos, Mouzinho da Silveira, em Lisboa.
1917: As primeiras tropas portuguesas entram nas trincheiras da Flandres. É morto o primeiro soldado português em combate, António Gonçalves Curado.
1919: Morre, com 10 anos, o Beato Francisco Marto, um dos videntes de Fátima.
1943: Holocausto. Abre a câmara de gás n.º 5 do campo de extermínio de Auschwitz, na Polónia ocupada pelas forças nazis de Adolf Hitler.
1968: Assassinato do pastor protestante Martin Luther King, líder da defesa dos direitos cívicos dos negros norte-americanos. Tinha 39 anos.
2012: Morre, aos 70 anos, o cineasta francês Claude Miller.
.
Este é o nonagésimo quarto dia do ano. Faltam 271 dias para o termo de 2022.
Pensamento do dia: “É preciso viver em estado de prevenção (…), manter a condição do homem-artista em luta com o homem-massa”. Ruben A, pseudónimo do escritor português Ruben Andresen Leitão (1920-1975).