Dia 04 de fevereiro: Dia Mundial do Cancro

1799: Nasce João Baptista da Silva Leitão, que virá a adotar os apelidos Almeida Garrett. Escritor, político liberal, fundador do Teatro Nacional e reformador do ensino artístico.

1808: Napoleão Bonaparte determina a cobrança, em Portugal, do imposto extraordinário no valor de 100 milhões de francos.

1872: O ministro da Fazenda português, Fontes Pereira de Melo, propõe novos impostos para acabar com o défice orçamental.

1885: Remodelação governamental. Fontes Pereira de Melo abre o Ministério das Obras Públicas.

1938: Na Alemanha, Adolf Hitler centraliza o Governo, toma a pasta da Guerra e nomeia Joachim von Ribbentrop Ministro dos Negócios Estrangeiros.

1945: II Guerra Mundial. Início da Conferência de Yalta. São estabelecidos os termos da rendição incondicional da Alemanha nazi e o desenho da Europa após a Guerra.

1948: Independência do Ceilão, atual Sri Lanka.

1961: Início da luta armada pela independência de Angola. Depois de várias ações repressivas da polícia portuguesa, o MPLA ataca a Casa de Reclusão Militar, o quartel da PSP e a delegação da Emissora Nacional em Luanda. No norte do território, a UPA ataca fazendeiros brancos.

1963: É pedido o boicote económico e diplomático a Portugal na III Conferência Afro-Asiática. Em Argel, é constituído o Governo de Angola no exílio.

2001: Morre, com 78 anos, o compositor francês de origem grega Iannis Xenakis.

2003: Começa a demolição da Aldeia da Luz, no Alentejo.

2004: É lançado o Facebook, pelo estudante norte-americano Mark Zuckerberg e pelos seus colegas de quarto.

2012: Telma Monteiro consegue a primeira medalha de ouro da sua carreira no Grand Slam de Paris, em -57 kg, ao vencer a campeã mundial, a judoca japonesa Aiko Sato, em apenas nove segundos.

2015: Morre, aos 92 anos, Charlie Sifford, primeiro jogador de golfe negro no circuito profissional norte-americano e mentor de Tiger Woods.

2023: A curta-metragem “O homem do lixo”, de Laura Gonçalves, vence o prémio de melhor filme de animação do Festival de Cinema de Clermont-Ferrand (França), numa edição em que o realizador Ary Zara saiu duplamente premiado.

.

Este é o trigésimo quinto dia do ano. Faltam 330 dias para o termo de 2024.

Pensamento do dia: “As emoções são intermináveis – quanto mais as exprimimos, mais maneiras temos de as dizer”. E.M. Forster (1879 – 1970), escritor britânico.