Uma senha ser-lhe-á enviada por correio electrónico.
Donativos LusoJornal

 

1896: Nasce o psicólogo suíço Jean Piaget, fundador da Psicologia do Desenvolvimento.

1923: Nasce o poeta e artista plástico Mário Cesariny de Vasconcelos, fundador do primeiro movimento surrealista português, autor de “Corpo Visível”, “Manual de Prestidigitação”, “Nobilíssima Visão”.

1938: O Governo português impede a abertura de novas casas de passe ou de prostituição. A prática será proibida em 1962.

1944: II Guerra Mundial. O general Eisenhower, comandante das forças norte-americanas na Europa, abre o Quartel-general em França.

1953: Craveiro Lopes sucede a Óscar Carmona na Presidência da República Portuguesa. A ditadura do Estado Novo permanece nas mãos de Oliveira Salazar.

1954: É decretada a reorganização dos serviços da PIDE, que lhe amplia os poderes e cria o quadro de investigação em África.

1958: Toma posse Américo Tomás, declarado vencedor das eleições presidenciais, depois da fraude eleitoral que afastou o general Humberto Delgado.

1970: Joaquim Agostinho conquista a 33ª edição da Volta a Portugal, naquela que é a primeira das suas três vitórias consecutivas.

1996: Boris Ieltsin toma posse como Presidente da Rússia.

1999: O presidente da Rússia, Boris Ieltsin, nomeia, para primeiro-ministro, Vladimir Putin, chefe dos serviços secretos.

2006: É criado o Museu Coleção Berardo.

2013: Morre, aos 89 anos, o escritor e jornalista Urbano Tavares Rodrigues.

2020: António Felix da Costa é o primeiro português a sagrar-se campeão mundial na Fórmula E, competição para carros elétricos.

 

Este é o ducentésimo vigésimo primeiro dia do ano. Faltam 144 dias para o fim de 2022.

Pensamento do dia: “Todo o homem é teatro de uma inexpugnável autoridade”. Mário Cesariny de Vasconcelos (1923), poeta e artista plástico português.

 

X