Dia 11 de março, Dia Europeu em Memória das Vítimas do Terrorismo

[pro_ad_display_adzone id=”46664″]

1918: É decretado o sufrágio universal em Portugal. Termina a exclusão dos iletrados. No entanto, as mulheres continuam sem direito de voto.

1922: Nasce a Liga Portuguesa de Hóquei, fruto da necessidade de criar um organismo que regule o hóquei em patins, a patinagem e o hóquei em campo em Portugal. Começa assim aquele que pode ser considerado o trabalho preparatório para o nascimento da Federação Portuguesa de Hóquei.

1946: Rudolph Höss, antigo comandante do campo de extermínio nazi de Auschwitz, é capturado pelas forças britânicas, na Alemanha.

1955: Morre, aos 73 anos, o cientista Alexander Fleming, Nobel da Fisiologia e Medicina em 1945, que descobriu a penicilina.

1993: Morre, com 82 anos, o escritor neorrealista português Manuel da Fonseca, autor de “Cerromaior” e “O Fogo e as Cinzas”.

1999: Os ministros dos Negócios Estrangeiros de Portugal e da Indonésia, Jaime Gama e Ali Alatas, chegam a acordo de princípio sobre a consulta popular aos timorenses quanto ao futuro do território.

2011: Acidente na Central Nuclear de Fukushima, em consequência dos danos causados por um sismo com a magnitude 8,9, sentido ao largo da costa nordeste do Japão e que gerou em seguida um tsunami que devastou a zona.

.

Este é o septuagésimo dia do ano. Faltam 295 dias para o termo de 2023.

Pensamento do dia: “Entre nós e as palavras, o nosso dever de falar”. Mário Cesariny de Vasconcelos (1923), poeta português.