Dia 14 de dezembro



1745: Um incêndio destrói os Paços da Ribeira, em Lisboa.

1799: Morre, aos 67 anos, George Washington, primeiro Presidente dos EUA.

1918: Morre, com 46 anos, Sidónio Bernardino Cardoso da Silva Pais, Sidónio Pais, 4.º Presidente da República portuguesa. É assassinado, em Lisboa, junto à estação do Rossio. Canto e Castro assume Presidência interinamente.

1939: A URSS é expulsa da Sociedade das Nações.

1947: É inaugurado o Estádio Santiago Bernabéu, do Real Madrid, concebido pelos arquitetos Luis Alemany Soler e Manuel Muñoz Monasterio.

1952: Morre, com 75 anos, o escritor português Teixeira de Pascoaes, pseudónimo literário de Joaquim Pereira Teixeira de Vasconcelos.

1962: A Assembleia-Geral da ONU condena a atuação de Portugal em Angola e reclama o reconhecimento imediato do direito dos povos à independência assim como o fim de todos os atos de repressão pelo Governo de Oliveira Salazar.

1983: Morre, aos 84 anos, a pintora e ilustradora portuguesa Sarah Afonso, viúva de Almada Negreiros.

2001: A região do Alto Douro Vinhateiro é classificada como Património da Humanidade pela UNESCO.

2001: O cineasta português Manoel de Oliveira é condecorado com o grau de comendador da Legião de Honra de França.

2004: É inaugurada a ponte Millau, a mais alta do mundo, nos Pirinéus franceses. Um projeto do arquiteto Norman Foster.

2016: A empresária moçambicana Valentina Guebuza, filha do ex-Presidente moçambicano Armando Guebuza, é assassinada a tiro em Maputo, aos 36 anos.

.

Este é o tricentésimo quadragésimo oitavo dia do ano. Faltam 17 dias para o termo de 2023.

Pensamento do dia: “Por mais belas teorias que se façam, por mais perfeitas Constituições com que se comece, o ‘status in statu’ forma-se logo. Ou com frades ou com barões ou com pedreiros-livres se vai pouco e pouco organizando uma influência distinta quando não contrária ao grande corpo social”. Almeida Garrett (1799-1854), escritor e político português.