Uma senha ser-lhe-á enviada por correio electrónico.
Donativos LusoJornal

 

1548: Data provável da morte do escritor português Frei Heitor Pinto.

1917: Quarta aparição de Nossa Senhora de Fátima, nos Valinhos, local próximo de Aljustrel, a aldeia dos três Pastorinhos, Lúcia, Francisco Marto e Jacinta. A 13 de agosto, os três Pastorinhos encontravam-se detidos pelo administrador de Ourém.

1934: Após a morte do Presidente alemão Hidenburgo, Adolf Hitler atribui a si mesmo os poderes adicionais da Chefia do Estado e auto designa-se Fuhrer.

1936: Guerra Civil de Espanha. O poeta e dramaturgo andaluz Frederico García Lorca, 38 anos, é fuzilado pelas forças nacionalistas do ditador Francisco Franco, junto à Fonte das Lágrimas, nos arredores de Granada.

1942: II Guerra Mundial. Tropas canadianas, apoiadas por forças francesas, norte-americanas e inglesas, atacam Dieppe. A experiência será vital para o Desembarque na Normandia, dois anos depois.

1948: Campanha do general Norton de Matos à Presidência da República Portuguesa, como candidato da Oposição Democrática. A polícia cerca a sua casa e prende os participantes numa reunião.

1946: Nasce William Jefferson Clinton, Bill Clinton, presidente dos EUA de 1993 a 2000.

1996: Morre, com 86 anos, Vera Lagoa, Maria Armanda Falcão, jornalista, primeira locutora de continuidade da RTP em 1956, ex-diretora do semanário O Diabo.

1999: Morre, aos 59 anos, o guitarrista britânico Johnny Byrne, Johnny Guitar.

2003: Ataque à ONU em Bagdad. Um atentado suicida com um camião armadilhado contra a sede da ONU no Iraque faz 23 mortos, entre os quais o representante do secretário-geral da organização no país, o diplomata brasileiro Sérgio Vieira de Mello. Mais de cem pessoas ficam feridas.

2011: Morre, aos 70 anos, Raúl Ruiz, realizador de cinema chileno.

 

Este é o ducentésimo trigésimo primeiro dia do ano. Faltam 134 dias para o termo de 2022.

Pensamento do dia: “Todas as coisas têm o seu mistério e a poesia é o mistério de todas as coisas”. Federico García Lorca (1898-36), poeta e dramaturgo espanhol.

 

X