1842: Morre, em Paris, com 59 anos, o escritor Henri Beyle, Stendhal, autor de “Vermelho e o Negro”, “A Cartuxa de Parma”, precursor do realismo e inspirador do “nouveau roman” do século XX.
1890: António José de Almeida, estudante universitário, futuro presidente da República, publica o artigo “Bragança, o último”, contra a monarquia, sendo decretada a sua prisão.
1919: Benito Mussolini funda, em Milão, o Movimento Fascista Italiano de Combate, que dará lugar ao Partido Fascista, em novembro de 1921.
1933: O Parlamento alemão, controlado pelo Partido Nacional-Socialista de Adolf Hitler, vota o estabelecimento da ditadura nazi, a extinção dos sindicatos e dos partidos políticos.
1935: Morre, aos 62 anos, a escritora e jornalista portuguesa Ana de Castro Osório, autora de “As Mulheres Portuguesas”, fundadora da Liga Republicana das Mulheres e o Grupo de Estudos Feministas.
2017: O Papa Francisco aprova o milagre que permite a canonização dos beatos Francisco e Jacinta Marto, dois dos “pastorinhos de Fátima”.
.
Este é o octogésimo segundo dia do ano. Faltam 283 dias para o termo de 2023.
Pensamento do dia: “Amei e continuarei a amar as matemáticas por não admitirem a hipocrisia nem a falta de objetividade”. Stendhal (1783-1842), escritor francês.