Uma senha ser-lhe-á enviada por correio electrónico.
Donativos LusoJornal

 

1139: Trava-se a Batalha de Ourique. D. Afonso Henriques derrota os reis mouros da Península. A data é assinalada no Dia do Exército Português.

1415: Parte do Tejo a Armada de D. João I, para a conquista de Ceuta.

1582: Derrota de D. António Prior do Crato, na Batalha ao largo de Vila Franca do Campo, nos Açores, com as forças navais castelhanas.

1814: É apresentada a primeira locomotiva a vapor viável, construída por George Stephenson, segundo os princípios de Watt.

1830: O monarca francês Carlos X emite as leis que preveem o controlo da imprensa, a dissolução das Câmaras Legislativas e a mudança do sistema eleitoral.

1909: O francês Louis Bleriot realiza o primeiro voo internacional, ao atravessar o Canal da Mancha em avião.

1978: Nasce o primeiro bebé proveta, Louise Brown. O processo foi concebido pelos médicos britânicos Roger Edwards e Patrick Steptoe.

1992: Morre, com 94 anos, a atriz francesa Arletty, protagonista dos filmes de Marcel Carné e Jacques Prévert “Le Jour se Leve” e “Les Enfants du Paradis”.

1995: Uma bomba explode na linha de RER, na estação de Saint-Michel, em pleno coração de Paris, causando oito mortos e 119 feridos.

2000: Primeiro e único acidente com o avião supersónico Concorde. O aparelho da Air France despenha-se nos arredores de Paris, após a descolagem.

2008: Morre, aos 89 anos, a fadista e atriz Fernanda Baptista, criadora de êxitos como “Fado da carta”, no hospital de Cascais, onde se encontrava internada. Além do “Fado da carta” (João Nobre/Amadeu do Vale) a fadista criou vários outros êxitos e foi primeira figura de várias operetas e revistas, entre elas, “Chuva de mulheres” e “Fonte luminosa”.

2021: Morre, aos 84 anos, Otelo Saraiva de Carvalho, militar e estratega do 25 de Abril de 1974, foi comandante da Região Militar de Lisboa e do Comando Operacional do Continente, durante o Processo Revolucionário em Curso, candidato às presidenciais de 1976. Fica associado às Forças Populares 25 de Abril, organização armada responsável por vários atentados em mortes, tendo sido condenado, em 1986, a 15 anos de prisão por associação terrorista. Em 1991, recebeu um indulto.

 

Este é o ducentésimo sexto dia do ano. Faltam 159 dias para o termo de 2022.

Pensamento do dia: “Tudo o que esquecemos grita por socorro em sonhos”. Elias Canetti (1905-94), escritor suíço de origem búlgara.

 

X