Uma senha ser-lhe-á enviada por correio electrónico.
Donativos LusoJornal

 

 

1607: O capitão John Smith chega a Cabo Henry, na Virgínia, para estabelecer o primeiro colonato inglês permanente na América.

1915: Grande Guerra 1914-18. O Reino Unido, a França e a Itália assinam a convenção secreta de aliança.

1933: É criada a Gestapo, polícia política nazi, na Alemanha de Hitler, sob a direção de Hermann Goering.

1937: Guerra Civil de Espanha. Bombardeamento de Guernica pela força aérea alemã, de Hitler, ao serviço das forças de Francisco Franco.

1938: Holocausto. O regime nazi, de Adolf Hitler, confisca os bens de todos os judeus alemães.

1945: II Guerra Mundial. Prisão de marechal Pétain, presidente do governo colaboracionista de Vichy, durante a ocupação nazi da França.

1986: Desastre de Chernobyl. Um incêndio no reator IV da central nuclear da URSS causa centenas de vítimas e obriga a evacuação dos 135 mil habitantes da região.

1995: Inauguração da AutoEuropa, uma parceria entre a Ford e a Wolkswagen. O primeiro veículo é concluído em maio.

2007: Jorge Sampaio é nomeado alto representante da ONU para o Diálogo de Civilizações, pelo secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-Moon.

2009: Canonização de Nuno Álvares Pereira. O Papa Bento XVI elogia, na saudação final da eucaristia, a generosidade de São Nuno, o Condestável, considerando-o exemplo de “igualdade fraterna” para a sociedade atual.

2011: Morre, com 92 anos, Vitorino Magalhães Godinho, historiador e antigo Ministro da Educação e Cultura de 1974.

 

Este é o centésimo décimo sexto dia do ano. Faltam 249 dias para o termo de 2022.

Pensamento do dia: “A única coisa que torna possível a identidade é a ausência de mudança, mas ninguém acredita de facto que se seja semelhante àquilo de que se lembra”. Gertude Stein (1874-1946), escritora norte-americana.

 

 

X