Dia 27 de dezembro: Dia Internacional de Preparação Epidemiológica



1703: Portugal e a Inglaterra assinam o Tratado de Methuen que abre as fronteiras às mercadorias inglesas e dá entrada aos vinhos portugueses em Inglaterra, com abatimento dos direitos.

1822: Nasce o cientista Louis Pasteur, em Dole, França.

1831: Começa a viagem ao Pacífico do naturalista britânico Charles Darwin, a bordo HMS Beagle. A investigação levada a cabo está na base da teoria sobre a origem das espécies.

1927: A fação de José Estaline prevalece no congresso dos sindicatos da URSS e Leon Trotsky é expulso do Partido Comunista.

1965: Eusébio da Silva Ferreira, futebolista do Benfica, é distinguido com a Bola de Ouro, tornando-se o primeiro português a receber o troféu e o único luso a recebê-lo enquanto representante de um clube português. O jogador só receberia o troféu no ano seguinte, a 9 de março de 1966.

1983: O Papa João Paulo II encontra-se com o turco Ali Agca, que o tentou assassinar em Roma, em 1981.

1993: Xanana Gusmão, em carta enviada à Comissão Internacional de Juristas a partir da prisão de Cipinang, declara-se cidadão português, denuncia as ligações do seu advogado às autoridades indonésias e pede apoio internacional para anular o julgamento.

2006: Morre, com 88 anos, Pierre Charles Marcel Napoleon Leroyer, Pierre Delanoë, compositor francês, autor de sucessos de Edith Piaf, Johnny Halliday, Gilbert Becaud ou Joe Dassin.

2010: Morre, aos 61 anos, o ator francês Bernard-Pierre Donnadieu, que trabalhou com realizadores de renome como Claude Lelouch e Roman Polanski. A última aparição de Donnadieu no cinema foi em 2009, em “Faubourg 36”, do realizador Christophe Barratier.

2012: O Governo anuncia, em Conselho de Ministros, que os franceses da Vinci, que fizeram a proposta mais alta pela ANA, ganharam a corrida à privatização da empresa concessionária dos aeroportos portugueses em Lisboa, Faro, Porto, Ponta Delgada, Santa Maria, da Horta, Flores e o designado terminal civil de Beja.

2019: Morre, aos 69 anos, Art Sullivan, cantor belga.

.

Este é o tricentésimo sexagésimo primeiro dia do ano. Faltam quatro dias para o termo de 2023.

Pensamento do dia: “O maior mal não é o analfabetismo, é o iletrismo das classes dirigentes, dos próprios orgãos da opinião e das classes diplomadas”. Ricardo Jorge (1858-1939), médico, cientista, historiador e investigador português.